???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Ubiratan Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381269606287774por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.citationPESSOA, Ubiratan Nogueira. Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho.por
dc.description.abstractThis study aims to present an analysis of Study Combinatorial - permutation Chaotic through mathematical modeling as a strategy in the rescue of a significant teaching mathematics in high school . Therefore, we present permutation Chaotic as a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus prepared a proposal of class for students of basic and secondary education in which are carried out activities so that students know permutation Chaotic , learn to use it and apply it in various types of problem situations involving a other disciplines such as Biology, Chemical and Portuguese. The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success will also be detailed in this work .eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14029/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ubiratan%20N.%20Pessoa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPermutação Caóticapor
dc.subjectAnálise Combinatóriapor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectEnsino- Aprendizagem - Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleAnálise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Ubiratan N. Pessoa.pdf865.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.