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Tipo do documento: Tese
Título: Formação do professor e o processo ensino-aprendizagem no programa escola ativa na região metropolitana de Manaus
Autor: Coelho, Maria Marly de Oliveira 
Primeiro orientador: Brito, Rosa Mendonça de
Resumo: A questão central deste estudo é a Formação de professores, tendo por objeto da pesquisa empírica a implementação do Programa Escola Ativa (PEA) – no estado do Amazonas. O estudo teve por objetivo geral verificar e analisar o processo de formação de professores para classes multisseriadas das escolas rurais, desenvolvido pelo Programa Escola Ativa na Região Metropolitana de Manaus e sua contribuição para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas onde foi implementado. O estudo parte da Tese de que: a formação de professores promovida pelo Programa Escola Ativa contribuiu para a melhoria do processo ensino/aprendizagem nas escolas onde foi desenvolvido. Para explicitar o resultado deste estudo, buscou-se responder às questões norteadoras propostas para o estudo. O período estudado foi do ano de 2004 a 2010. O campo de investigação, ou seja, a referência prática do estudo é a Região Metropolitana de Manaus composta por oito municípios que atendem a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas com classes multisseriadas e, como sujeitos respondentes, foram selecionados aqueles que foram os operantes da política. Inicialmente foi realizada uma abordagem teórica sobre a formação do professor no Brasil, em seguida, uma contextualização histórica sobre a origem do Programa no Brasil e no Amazonas, e, finalmente a apresentação e a analise dos dados empíricos coletados a partir dos sujeitos respondentes. O fator que mais contribuiu para as dificuldades da implementação do PEA no Amazonas, foi o contexto geográfico e, para superar as dificuldades, um dos mais citados foi o compromisso dos responsáveis pela implementação do Programa. O resultado da investigação confirmou a tese proposta. Em 2011 o PEA foi extinto e surge o Programa Nacional da Educação do Campo (PRONACAMPO) em 2012, como nova política para atender à educação do campo. Com essa política, o Programa Escola Ativa passou a denominar-se Escola da Terra. Indica-se, portanto, a necessidade de novo estudo a partir dessa perspectiva.
Abstract: The central issue of this study is the teachers education, as being the object of empirical research the implementation the Escola Ativa Program (EAP) - in the state of Amazonas. The general objective of the study was to verify and analyze the process of the teachers education for multiseries classes in rural schools developed by the Escola Ativa Program in the Metropolitan Area of Manaus and its contribution to improving the teaching and learning process in the schools where it was implemented. The study begun from the thesis that: the teachers education promoted by the Escola Ativa Program contributed to the improvement of the teaching/learning process in the schools where it was implemented. To explain the result of this study, it was sought to answer the guiding questions proposed for the study. The period of study was from 2004 to 2010. The field of research, which is the practical reference of this study, is the Metropolitan Area of Manaus composed of eight cities that serve children in the initial years of Elementary School in schools with multisseries classes and, as respondent subjects, were selected those who were compliant with its policy. Initially, a theoretical approach was taken on teacher education in Brazil, then a historical contextualization about the origin of Program both in Brazil and in Amazonas State, and finally the presentation and analysis of the empirical data collected from the respondent subjects. The factor wich contribuited the most to the arduous implementation of EAP in Amazonas was the geographic context and, in order to overcome the difficulties, one of the most highlighted was the commitment of those responsible for implementing the Program. The result of the investigation confirmed the proposed thesis. In 2011, EAP was extinguished and the National Program of Field Education (PRONACAMPO) emerged in 2012, as a new policy to attend the rural education. With this policy, the Escola Ativa Program was renamed to Escola da Terra. Therefore, the need for a new study from this perspective is indicated.
Palavras-chave: Classes Multisseriadas
Formação de professor
Programa escola ativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: COELHO, Maria Marly de Oliveira. Formação do professor e o processo ensino-aprendizagem no programa escola ativa na região metropolitana de Manaus. 2017. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5728
Data de defesa: 17-Apr-2017
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