???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Carlos Eduardo Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783953979209427por
dc.contributor.advisor1Castilho, Roberto Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689por
dc.date.issued2017-05-12-
dc.identifier.citationAGUIAR, Carlos Eduardo Pereira. Contribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da estequiometria. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5796-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa centralizou-se na investigação de como a contextualização e a modelagem poderiam contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem, no ensino do conteúdo estequiometria, na disciplina química Geral I, sob o enfoque simbólico-matemático da estrutura da matéria e suas transformações, manifestadas por discentes recém-formados no ensino médio, matriculados nos cursos de Engenharia e Geologia na Universidade Federal do Amazonas-UFAM, oriundos de escolas públicas e privadas, da cidade de Manaus. A metodologia aplicada na pesquisa teve o caráter qualitativo com uma abordagem participativa, utilizando como recursos, aulas teóricas, atividades de modelagem e dinâmicas interativas, contextualizadas com o cotidiano e mediadas pelo professor. Para a coleta de dados, foram instituídos instrumentos de avaliação do processo sob a forma de questionário de verificação de conhecimentos (pré-atividade), com questões abertas e fechadas, resolução de problemas, atividades práticas (de modelagem) e questionário final da pesquisa, contendo atividades avaliativas acerca do tema estudado e de opinião sobre as estratégias aplicadas. Como resultado da pesquisa verificou-se que a contextualização e a modelagem são estratégias alternativas de ensino que podem se constituir num recurso metodológico que estabeleça uma conexão entre conhecimentos prévios e os científicos, permitindo, aos discentes, articular eficazmente os níveis de representação (macroscópico, submicroscópico e simbólico) que envolvem os conceitos químicos estruturais da matéria e suas transformações e, consequentemente, uma aprendizagem significativa do conteúdo estequiometria.por
dc.description.abstractThis research focused on the investigation of how contextualization and modeling could contribute to minimize learning difficulties in the teaching of the stoichiometry content in the General I chemical discipline under the symbolic-mathematical approach of the structure of matter and its transformations , Manifested by newly graduated high school students enrolled in Engineering and Geology courses at the Federal University of Amazonas-UFAM, from public and private schools in the city of Manaus. The methodology applied in the research was qualitative with a participatory approach, using as resources, theoretical classes, modeling activities and interactive dynamics, contextualized with daily life and mediated by the teacher. For the data collection, instruments were used to evaluate the process in the form of a questionnaire to verify knowledge (pre-activity), with open and closed questions, problem solving, practical activities (modeling) and final questionnaire of the research, Containing evaluative activities about the subject studied and opinion about the applied strategies. As a result of the research, it was verified that contextualization and modeling are alternative teaching strategies that can be a methodological resource that establishes a connection between previous knowledge and scientists, allowing students to effectively articulate levels of representation (macroscopic, Submicroscopic and symbolic) that involve the structural chemical concepts of matter and their transformations and, consequently, a meaningful learning of the stoichiometry content.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/17544/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Carlos%20E.%20P.%20Aguiar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectEstequiometriapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleContribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da estequiometriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Carlos E. P. Aguiar.pdf3.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons