???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais
Autor: Brito, Rosangela Conceição 
Primeiro orientador: Oliveira, Nilomar Vieira de
Resumo: Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, para tanto, busca-se formas para adaptar o ensino a esse novo ritmo. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso das TDIC a partir da formação continuada no âmbito do Programa Amazonas+ Conectado. As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento desse trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os professores e formadores de três escolas da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a formação ainda está distante das reais necessidades dos docentes, pois seu curto tempo de duração não permitiu que os professores se apropriassem com segurança dos instrumentos tecnológicos que foram ensinados durante a formação. Outro fator está relacionado ao modo como essas formações são planejadas, sem conexão entre a tecnologia e o conteúdo (matemático). Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.
Abstract: We live in an increasingly technological society, for both, ways to adapt teaching to this new rhythm. In this way, public policies arise with one of the objectives to train teachers to integrate digital technologies in basic education. This research had the objective of investigating the perceptions, possibilities and challenges of mathematics teachers regarding the use of TDICs from the continuous training within the Amazon + Connected Program. The theoretical bases of this research are anchored in: Pimenta and Ghedin (2012) regarding the conceptual tendency that permeates the continuous formation, Kenski (2012); Mishra and Koehler (2006) regarding training for the use of TDIC and Borba (2010, 2013) for learning using TDICs. For the development of this work, the qualitative approach was adopted, having as instruments of data collection: documentary analysis, questionnaire and semi-structured interview. The teachers and trainers of three schools in the city of Manaus, in the State of Amazonas, participated as subjects of the research. Data analysis was based on the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011). The results indicate that the training is still far from the real needs of the teachers, not allowing them to safely take ownership of these technological instruments. Another factor is related to how these formations are planned, with no connection between technology and (mathematical) content. We perceive that teachers conceive possibilities of learning such as the use of TDIC, however, they find difficulties to use these in their pedagogical practices, mainly due to the following factors: available time of the teacher, lack of school infrastructure and poor quality of the internet in schools.
Palavras-chave: Formação Continuada
Tecnologias Digitais
Professores de Matemática
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: BRITO, Rosangela Conceição. Formação continuada de professores de matemática analisada através de um curso em Tecnologias Digitais. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5864
Data de defesa: 29-May-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Rosângela Brito.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons