???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6131
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A problemática da transposição do sentido de olfato em O Perfume - a história de um assassino, de Patrick Süskind e em Perfume - a história de um assassino, de Tom Tykwer
???metadata.dc.creator???: Miranda, Anay Cardoso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Lajosy
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Aguiar, Lileane Praia Portela de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise comparativa do romance de Patrick Süskind, O perfume – a história de um assassino (1985) e do filme Perfume – a história de um assassino, de Tom Tykwer (2006), com foco na questão da transposição do sentido do olfato. A questão da adaptação de romances para o cinema tem recebido atenção especial por parte de pesquisadores na área de Estudos Literários, de Literatura Comparada e dos Estudos relativos ao Cinema, porém o presente estudo está abrigado no campo relativo aos Estudos Literários. Os aspectos históricos levantados no romance e transpostos no filme tratam de questões relativas à pós-modernidade e evidenciam que a crítica ao passado, em nível de reescrita de fatos históricos, tem importância significativa. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e para a análise comparativa do romance e do filme, o corpus da pesquisa foi constituído por fotogramas, pelo movie script e por partes do romance a fim de analisar como os autores realizam a transposição do sentido do olfato, em cada um dos objetos artísticos, romance e filme. Verificou-se que o uso de metáforas, comparações e outras figuras de linguagem, no acionamento da memória, tem relação com o processo de representação dos sentidos, com destaque para o sentido do olfato, no romance de Patrick Süskind. Com relação ao filme de Tom Tykwer, foi possível verificar que o protagonista recebeu um caráter mais humano e que a transposição do sentido do olfato se deu pela montagem das imagens e o acionamento da memória, verificado em sequências específicas, bem como quanto aos aspectos narrativos presentes nessa montagem por meio da iluminação e da trilha sonora.
Abstract: The present study has the aim to analyze comparatively Patrick Süskind´s novel Perfume – the history of a murderer (2006) and the homonymous movie of Tom Tykwer (2006), with focus on the concern of the sense of smell. The issue related to adapt novels to cinema has gained special attention of researchers on the fields of Literary Studies, Comparative Literature and Cinema Studies, nevertheless this study is conceived on Literary Studies field. The historical facts raised on the novel and transposed into the film refers to issues on postmodernity and highlight that the critic of the past, in terms of rewriting those facts, has a significant importance. The research is qualitative and for the comparative analysis of the novel and the movie, the corpus was referring to fotograms, the movie script and the excerpts of the novel in order to analyze how authors transpose the sense of smell in each of artistic products, the novel and the movie. It was perceived that the use of metaphors, comparisons and other figures of speech, overriding memory, has the relation with the process of representing the senses, with the focus on smell, in Patrick Süskind´s novel. Concerning to the movie, it was possible to ascertain that the protagonist was taken as more human and that transposition of the sense of smell came from the montage of images and the overriding of memory from the specific sequences as well as from the narrative aspects of it by means of illumination and soundtracks.
Keywords: Romance - Análise comparativa
Estudos Literários
Transposição
Pós-modernidade
Olfato
Patrick Süskind
Tom Tykwer
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: MIRANDA, Anay Cardoso. A problemática da transposição do sentido de olfato em O Perfume - a história de um assassino, de Patrick Süskind e em Perfume - a história de um assassino, de Tom Tykwer. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6131
Issue Date: 30-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Anay C. Miranda.pdf3.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons