???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6248
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidade / Diferença Tikuna e o processo educativo formal: um olhar através das escolas Ebenezer e Maravilha no Município de benjamim Constant / AM
Autor: Silva, Antonia Rodrigues 
Primeiro orientador: Brito, Rosa Mendonça de
Resumo: A escola indígena durante muito tempo desenvolveu uma prática pedagógica que objetivava levar os índios a abdicar da sua cultura e da sua língua, contribuindo para aniquilar a diversidade étnica e cultural do Brasil. Através das lutas os povos indígenas conquistaram o direito de se manter como grupo étnico e cultural diferenciado. O estudo traz uma reflexão sobre o processo educativo formal desenvolvido nas Escolas Indígena Tikuna “Ebenezer” e “Maravilha”, situadas no município de Benjamin Constant, Alto Solimões – AM. Este trabalho teve como objetivo central verificar se o ensino/aprendizagem nas referidas escolas está sendo desenvolvido no sentido de proporcionar aos índios Tikuna, uma educaçao específica e diferenciada que possibilite a afirmação etnica e cultural daquele povo, como estabelece os ditames legais. Para um melhor encaminhamento da pesquisa definimos algumas questões norteadoras que corroboraram para trilhar como mais firmeza o caminho: Qual o significado de educação escolar para os indios Ticuna? Em que condições desenvolve-se o processo ensino/aprendizagem nas escolas “Ebenezer” e “Maravilha” ? Quais os desafios existem no processo de efetivação da educação específica, diferenciada, intercultural e de qualidade? Na pesquisa definida como etnográfica, adotamos uma posição fenomenologia e hermenêutico-dialética e os dados levantados através de observações e entrevistas semi-estruturadas receberam uma abordagem qualitativa. Os dados levantados nos permitiram dizer que há significativos avanços no processo ensino/aprendizagem das escolas Ebenezer e Maravilha, como é o caso da: introdução no currículo das disciplinas: Língua Tikuna e da Arte e Cultura Indígena; formação de professores bilíngüe; ensino desenvolvido por professores Tikuna da própria comunidade. Ao lado disso, alguns entraves de ordem interna e externa precisam ser superados para que a educação escolar indígena Tikuna se faça dentro de uma perspectiva intercultural ou transformadora e, mesmo, dentro da perspectiva redentora encontrada nas falas dos sujeitos da pesquisa. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada, a nosso entendimento, ainda é bastante longa.
Abstract: The indigenous schools have long developed a pedagogical practice that aimed to bring the Indians to relinquish their culture and their language, helping to wipe out the ethnic and cultural diversity of Brazil. Through the struggles indigenous peoples have won the right to remain as distinct ethnic and cultural group. The study provides a reflection on the formal education process developed in Schools Indigenous Tikuna "Ebenezer" and "Wonderful", located in the town of Benjamin Constant, Alto Solimões - AM. This study aimed to determine whether the central teaching and learning in these schools is being developed to provide Tikuna Indians, a specific and differentiated education that enables the ethnic and cultural affirmation of that people, such as establishing the legal dictates. For improved delivery of research define some guiding questions that corroborated as to tread more firmly the way: What is the meaning of school education for the Indians Ticuna? Under what conditions is developed the teaching / learning process in schools "Ebenezer" and "Wonder"? What challenges exist in the process of realization of special education, differentiated, intercultural and quality? In ethnographic research as defined, we adopt a position phenomenology and hermeneutic-dialectic and the data collected through observations and semi-structured interviews were given a qualitative approach. The data collected allowed us to say that there are significant advances in the teaching / learning in schools and Ebenezer Wonder, as is the case: the introduction of courses in the curriculum: Language Tikuna and Art and Culture; Indigenous bilingual teacher training, teaching developed by Tikuna teachers from the community. Besides, some barriers to internal and external must be overcome so that the indigenous education Tikuna be done within a cultural perspective, or transforming, and even within the perspective of redemption found in the speeches of the research subjects. The first steps were taken, but the hike, our understanding is still quite long.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena
Identidade Tikuna
Interculturalidade
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Antonia Rodrigues da. Identidade / Diferença Tikuna e o processo educativo formal: um olhar através das escolas Ebenezer e Maravilha no Município de benjamim Constant / AM. 2010. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6248
Data de defesa: 10-Nov-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Antônia Rodrigues da Silva1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons