???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6318
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atividade antiproliferativa por fosfolipídio oxidado do líquido surfactante e modulação de macrófagos associados a tumores
???metadata.dc.creator???: Loureiro, Luana da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sorgi, Carlos Arterio
First advisor-co: Faccioli, Lucia Helena
???metadata.dc.description.resumo???: O metabolismo de lipídios e suas funções biológicas, principalmente no processo de re-estruturação das membranas celulares e seus efeitos na imunologia celular é motivo de abordagem de estudo, conhecida como Terapia de Lipídios de Membrana (TLM). As proporções e composições de lipídios de membrana estão modificadas em pacientes com câncer, como também em outras patologias. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, e células do sistema imune como os macrófagos (MA) atuam como importantes mediadores da resposta tumoral. O fenótipo M1 é essencial na resposta imune contra tumores. Porém já se sabe que células tumorais podem modular o fenótipo de MA, favorecendo o perfil pró-tumoral (M2). No liquido surfactante (LS) pulmonar, podem ocorrer a formação de fosfolipídios oxidados gerados por ação do ozônio no processo respiratório, sendo importantes alvos de desenvolvimento da TLM. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da fosfatidilcolina oxidada em células tumorais pulmonar (LL/2) in vitro, e correlacionar a TLM utilizada com a modulação de MA associados ao câncer. Nossos resultados demonstraram que PaldoPC não foi citotóxico para células tumorais de LL/2, porém, apresentou efeito antiproliferativo nas culturas tumorais em longo período de tratamento. Também demonstramos que o tratamento com PaldoPC modulou a produção de NO, IL-6, TNF-α, IL-10, KC e MCP-1 em MA em co-cultura com LL/2, de modo dependente da polarização dos MA. Além disso, observamos o aumentou na produção de PGE2 nos diferentes perfis MA em associação com LL/2, e o tratamento com PaldoPC aumentou a produção de PGE2 nos M1 em co-cultura com LL/2. Assim, concluímos que a fosfatidilcolina oxidada do líquido surfactante PaldoPC possui potencial terapêutico no câncer (LL/2), com efeito direto sobre as células cancerosas, ou indireto na modulação de macrófagos.
Abstract: O metabolismo de lipídios e suas funções biológicas, principalmente no processo de re-estruturação das membranas celulares e seus efeitos na imunologia celular é motivo de abordagem de estudo, conhecida como Terapia de Lipídios de Membrana (TLM). As proporções e composições de lipídios de membrana estão modificadas em pacientes com câncer, como também em outras patologias. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, e células do sistema imune como os macrófagos (MA) atuam como importantes mediadores da resposta tumoral. O fenótipo M1 é essencial na resposta imune contra tumores. Porém já se sabe que células tumorais podem modular o fenótipo de MA, favorecendo o perfil pró-tumoral (M2). No liquido surfactante (LS) pulmonar, podem ocorrer a formação de fosfolipídios oxidados gerados por ação do ozônio no processo respiratório, sendo importantes alvos de desenvolvimento da TLM. Desta forma, o objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da fosfatidilcolina oxidada em células tumorais pulmonar (LL/2) in vitro, e correlacionar a TLM utilizada com a modulação de MA associados ao câncer. Nossos resultados demonstraram que PaldoPC não foi citotóxico para células tumorais de LL/2, porém, apresentou efeito antiproliferativo nas culturas tumorais em longo período de tratamento. Também demonstramos que o tratamento com PaldoPC modulou a produção de NO, IL-6, TNF-α, IL-10, KC e MCP-1 em MA em co-cultura com LL/2, de modo dependente da polarização dos MA. Além disso, observamos o aumentou na produção de PGE2 nos diferentes perfis MA em associação com LL/2, e o tratamento com PaldoPC aumentou a produção de PGE2 nos M1 em co-cultura com LL/2. Assim, concluímos que a fosfatidilcolina oxidada do líquido surfactante PaldoPC possui potencial terapêutico no câncer (LL/2), com efeito direto sobre as células cancerosas, ou indireto na modulação de macrófagos.
Keywords: Fosfolipídios
Macrófagos
Câncer
Terapia de Lipídios de Membrana (TLM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMUNOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada
Citation: LOUREIRO, Luana da Costa. Atividade antiproliferativa por fosfolipídio oxidado do líquido surfactante e modulação de macrófagos associados a tumores. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6318
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuanaLoureiro_PPGIBA.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons