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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6378
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho e Educação do Campo no contexto amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões
Autor: Uchôa, Iraci Carvalho 
Primeiro orientador: Mourão, Arminda Rachel Botelho
Resumo: A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada Trabalho e Educação do Campo no contexto Amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões, cujo campo empírico foi o território de Alvarães, especificamente a comunidade de Nogueira. Para tanto, foi conduzida pelo seguinte questionamento: como se relacionam o Trabalho e a Educação do Campo a partir da dialética da natureza que constrói e reconstrói as relações que são contraditórias e determinam os interesses de classe nas mãos de poucos, em uma comunidade camponesa do município de Alvarães? A pesquisa teve como objetivo geral, analisar a relação trabalho e educação do campo em uma comunidade do Médio Rio Solimões. Foi orientada por três objetivos específicos: 1)Estudar os referenciais teóricos que sustentam as categorias trabalho e educação do campo; 2) Identificar a organização social do trabalho e educação do campo, bem como seus aspectos singulares no campo de Alvarães; e, 3) Avaliar a materialidade do trabalho como princípio educativo a partir dos elementos que constituem a dinâmica e as contradições da sociedade. As principais fontes de informações empíricas foram às entrevistas semiestruturadas, que no decorrer das Formações do Programa Escola da Terra, foram realizadas e os dados coletados. Apoiou-se nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem dialética do Materialismo Histórico, orientada pelas três leis: Unidade e Luta dos Contrários, Transformação da Quantidade e Qualidade e a Negação da Negação. Adotou-se como categorias empíricas o Trabalho, a Agricultura Familiar Camponesa, o Movimento Social e a Educação do Campo. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que a Educação do Campo, mesmo sendo estabelecida pelas políticas públicas, há falta de interesse político em implementá-las na comunidade, logo a educação oferecida aos sujeitos, pouco dialoga com a sua realidade, o que reflete nas suas formações que não compreendem o processo e nem o porquê do Ensino, que é urbanizado e migram para a cidade, em busca de trabalho e educação, não obstante, ao reconhecer a educação urbanocêntrica, na qual não valoriza os processos produtivos, as culturas e os saberes construídos, o sujeito reivindica novas concepções de educação ancorada a sua realidade, o que dará sentido ao trabalho e consequentemente a materialização da Educação do Campo, na comunidade enquanto política pública.
Abstract: The dissertation corresponds to the result of the research entitled Work and Field Education in the Amazonian context: a study in a peasant community of the Middle Rio Solimões. Whose empirical field was the territory of Alvarães, specifically the community of Nogueira. In order to do so, it was led by the following question: how do the Work and Field Education relate to the dialectic of nature that constructs and reconstructs relations that are contradictory and determine class interests in the hands of a few in a peasant community of the municipality of Alvarães? The research had as general objective, to analyze the relation work and education of the field in a community of the Middle River Solimões. It was guided by three specific objectives: 1) To study the theoretical references that support the work and education categories of the field; 2) Identify the social organization of work and education of the field, as well as its unique aspects in the field of Alvarães; and 3) To evaluate the materiality of work as an educational principle based on the elements that constitute the dynamics and contradictions of society. The main sources of empirical information were the semi-structured interviews, which during the course of the School of Earth Program Formations, it was possible to carry them out and collect the data. It was based on the methodological procedures of bibliographical and documentary research in a dialectical approach of Historical Materialism, guided by the three Laws Unity and Struggle of Contraries, Transformation of Quantity and Quality and Denial of Denial. Empirical categories such as Labor, Peasant Family Agriculture, Social Movement and Field Education were adopted as empirical categories. The research made it possible to conclude, among other aspects, that Field Education, even though it is established by public policies, there is a lack of political interest in implementing it in the community, so the education offered to the subjects, little dialogue with their reality, which reflects in the their formations that do not understand the process and why the Teaching is urbanized and migrate to the city in search of work and education, nevertheless, in recognizing the urban-centered education, in which it does not value the productive processes, cultures and knowledge constructed, the subject claims new conceptions of education anchored to their reality, which will give meaning to the work and consequently the materialization of Field Education in the community as a public policy.
Palavras-chave: Trabalho no campo
Agricultura Familiar Camponesa
Movimentos Sociais
Educação no Campo
Educação do Campo
Peasant Family Farming
Social Movements
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: UCHÔA, Iraci Carvalho. Trabalho e Educação do Campo no contexto amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6378
Data de defesa: 23-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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