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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de gestão dos resíduos sólidos em uma escola do Ensino Profissionalizante de Manaus
Autor: Pessoa, Alquimarino da Silva 
Primeiro orientador: Vieira, Raimundo Kennedy
Resumo: O objetivo geral dessa dissertação foi apresentar uma proposta de um plano de gestão de resíduos sólidos para escolas profissionalizantes, tendo como referência a Escola SENAI Antônio Simões, em Manaus. Para tal, objetivou-se de forma específica: realizar um levantamento bibliográfico e na legislação sobre gestão de resíduos sólidos; divulgar as diretrizes do plano, apresentando para os estudantes e funcionários, a sinalização e distribuição dos pontos de coleta e a projeção dos coletores de resíduos sólidos, mais adequados à realidade da escola; e propor a metodologia de implantação e avaliação dos resultados do plano. A presente dissertação buscou responder ao problema delimitado ao seguinte questionamento: de que forma a Escola SENAI Antônio Simões pode contribuir para evitar problemas ambientais, decorrentes da geração de resíduos sólidos oriundos de seus processos educacionais? A hipótese que norteou a pesquisa partiu da premissa de que, a elaboração e implantação de um plano de gestão de resíduos, conforme a legislação vigente irá contribuir para a redução dos impactos causados pela escola sobre o meio ambiente. A metodologia adotada na elaboração da dissertação caracteriza-se como uma pesquisa teórica qualitativa, resultado de uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso e uma pesquisa documental na escola objeto de análise e nas legislações aplicáveis, nas esferas federal, estadual e municipal. A realização do presente trabalho procurou dar uma contribuição para a Escola SENAI Antônio Simões, pois apesar de a mesma atuar em uma respeitada área de serviços educacionais profissionalizantes, pertencente ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que atua em nível nacional, a referida escola não possui um plano de gestão de resíduos sólidos, devidamente elaborado e implementado. Os resultados levam a conclusão de que a Escola SENAI Antônio Simões e todo o sistema educacional do SENAI podem ter amplos benefícios ao implantar, no cotidiano de suas escolas, as etapas e práticas da sugestão do plano proposto, com a redução de seus gastos com insumos, reduzindo ainda desperdícios e impactos negativos ao meio ambiente.
Abstract: The general objective of this dissertation was to present a proposal for a solid waste management plan for vocational schools, with reference to the SENAI Antônio Simões School in Manaus. In order to do so, it was specifically aimed at: conducting a bibliographic survey and legislation on solid waste management; to disclose the guidelines of the plan, presenting to students and employees, the signaling and distribution of collection points and the projection of solid waste collectors, more appropriate to the reality of the school; and propose the methodology for the implementation and evaluation of the results of the plan. The present dissertation sought to answer the problem delimited to the following question: how can the SENAI Antônio Simões School contribute to avoid environmental problems arising from the generation of solid waste from its educational processes? The hypothesis that guided the research was based on the premise that the elaboration and implementation of a waste management plan, in accordance with current legislation, will contribute to reduce the impact caused by the school on the environment. The methodology adopted in the elaboration of the dissertation is characterized as a qualitative theoretical research, the result of a bibliographical research, a case study and a documentary research in the school object of analysis and in the applicable legislations, in the federal, state and municipal spheres. The accomplishment of the present work sought to make a contribution to the SENAI Antônio Simões School, because although it works in a respected area of professional educational services, belonging to the National Industrial Learning Service (SENAI), which operates at the national level, school does not have a solid waste management plan, duly drawn up and implemented. The results lead to the conclusion that the SENAI Antônio Simões School and the entire SENAI educational system can have broad benefits by implementing, in the daily life of their schools, the stages and practices of the proposed plan suggestion, with the reduction of their expenditures with inputs, while also reducing waste and negative impacts on the environment.
Palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos
Coleta seletiva
Educação ambiental
Resíduos Sólidos
Solid Waste
Selective collect
Environmental education
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: PESSOA, Alquimarino da Silva. Proposta de gestão dos resíduos sólidos em uma escola do Ensino Profissionalizante de Manaus. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6404
Data de defesa: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção

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