Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
Tipo do documento: Dissertação
Título: Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
Autor: Louzada, Solange Aquino 
Primeiro orientador: Silva, Ocileide Custódio da
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista
Segundo membro da banca: Catunda, Marcus Túlio Tomé
Resumo: A demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.
Abstract: The demand for education grows around the world at a rate equivalent to the improvement of socioeconomic needs. With this, access to quality education has been influenced by information management, which is necessary to meet market demands. In order to serve the market, there is a strong pressure on educational institutions regarding the insertion of new methods and techniques that may involve the student in a constant learning activity. In this scenario, the Distance Learning Modality (DLM) has attended to its public with the proposal to offer knowledge with speed and convenience. The provision of E-learning courses requires compliance with specific regulations to ensure the quality of the teaching and learning process, as well as the evaluation of students and the institution's own DLM system as a whole. Thus, this research aims to propose a model for improving the pedagogical procedures applied to the DLM in an HEI. The results of this research enabled an analysis of the resources offered by the HEI in the DLM mode, which shows that the services provided can be improved, based on a more adequate follow-up, using more elaborate activities and enabling the process of teaching-learning to become more efficient in favor of the student using the resources for the training itself.
Palavras-chave: Educação a Distância
Processo de Ensino Aprendizagem e Qualidade
Gestão da informação
Ensino à Distância (EaD)
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: LOUZADA, Solange Aquino. Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
Data de defesa: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Solange Louzada.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons