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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6438
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vídeo Curupira: uma proposta de mediação didático-pedagógica para ensino de Educação Ambiental
Autor: Ferreira, Louise Vinhote 
Primeiro orientador: Gomes, Ana Lúcia Silva
Resumo: Implementar a Educação Ambiental nas escolas tem se mostrado uma tarefa exaustiva. Existem grandes dificuldades nas atividades de sensibilização e formação, na implantação de atividades e projetos e, principalmente, na manutenção e continuidade dos já existentes. O estudo da percepção ambiental da comunidade com a qual se pretende trabalhar pode indicar características do grupo, levando os planejadores e educadores ao seu conhecimento e ao desenvolvimento de programas definidos de acordo com a identidade local, seus valores, sua forma de enxergar, interpretar e se relacionar com o meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar os resultados do uso pedagógico de temáticas ambientais e do vídeo-documentário CURUPIRA I - popularização dos conhecimentos científicos sobre ecologia e conservação da fauna Amazônica como ferramenta de uma sequencia didática no ensino de biologia, tendo como fio condutor os Parâmetros Curriculares Nacionais. O método selecionado para o projeto foi de pesquisa-ação, é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, Na busca por aprofundar o tema de estudo fez-se necessário utilizar a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada no município de Nova Olinda do Norte (AM), na Escola Estadual Professor José Paula de Sá, tendo como público alvo os estudantes da disciplina de biologia, da segunda série do Ensino Médio, turno vespertino. Os dados coletados através dos questionários aplicados pré e pós a apresentação da sequencia didática, foram analisados com base qualitativa e quantitativa para responder aos objetivos da pesquisa. Como objeto final, foi proposto um modelo de sequencia didática, podendo ser utilizada posteriormente por educadores em suas atividades de educação ambiental. O resultado do estudo indicou que a sequencia didática executada, como uma ferramenta metodológica, permitiu o alcance dos objetivos educacionais a que foram propostos, como a aplicação e compreensão dos conhecimentos observados nas respostas dos questionários. Os estudantes participantes indicaram de uma forma geral, satisfatório grau de entendimento sobre os temas presentes na pesquisa. A utilização das mídias educacionais, como o vídeo-documentário, e também a utilização de slides com os conceitos ambientais, deve fazer parte do arcabouço estratégico dos educadores, no planejamento e na aplicação da educação ambiental aos seus alunos. Missão esta que se torna difícil, mas quando executada de forma organizada e precisa, traz conforto ao observar a evolução nos resultados, e a consciência de que fazer o próximo pensar no ambiente, valorizar o ambiente, cuidar do ambiente, é se tornar integrante deste ambiente, dependente de suas riquezas diretas ou indiretas, e parte integrante na tomada de decisões sobre o meio em que vive.
Abstract: Implementing environmental education in schools has proved to be an exhaustive task. There are great difficulties in awareness-raising and training activities, in the implementation of activities and projects, and especially in the maintenance and continuity of existing ones. The study of the environmental perception of the community with which one intends to work can indicate characteristics of the group, leading the planners and educators to their knowledge and to the development of programs defined according to local identity, their values, their way of seeing, interpreting and relate to the environment. The present work has as main objective to investigate the results of the pedagogical use of environmental themes and the video documentary CURUPIRA I - popularization of the scientific knowledge on ecology and conservation of the Amazonian fauna as a tool of a didactic sequence in the teaching of biology, having as a guiding thread the National Curricular Parameters. The method selected for the project was research-action, it is a type of empirical based social research that is conceived and carried out in close association with an action or with the resolution of a collective problem, In the quest to deepen the study theme did necessary to use bibliographic research and field research. The research was carried out in the municipality of Nova Olinda do Norte (AM), at the State School Professor José Paula de Sá, with the target audience being the students of the biology discipline, the second high school series, afternoon shift. The data collected through the questionnaires applied before and after the presentation of the didactic sequence were analyzed with qualitative and quantitative basis to answer the research objectives. As a final object, a didactic sequence model was proposed and could be used later by educators in their environmental education activities. The result of the study indicated that the didactic sequence performed as a methodological tool allowed the achievement of the educational objectives to which they were proposed, such as the application and understanding of the knowledge observed in the questionnaire responses. Participating students indicated in general a satisfactory degree of understanding about the themes present in the research. The use of educational media, such as video documentary, as well as the use of slides with environmental concepts, should be part of the strategic framework of educators, in the planning and application of environmental education to their students. Mission is becoming difficult, but when carried out in an organized and precise way, it brings comfort when observing the evolution in the results, and the awareness that to make the next one think about the environment, to value the environment, to take care of the environment, is to become part of this environment, dependent on its direct or indirect wealth, and an integral part in making decisions about the environment in which it lives.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Percepção Ambiental
Mídia-educação
Environmental Education
Environmental Perception
Media-education
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Ciências Agrárias
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citação: FERREIRA, Louise Vinhote. Vídeo Curupira: uma proposta de mediação didático-pedagógica para ensino de Educação Ambiental. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6438
Data de defesa: 9-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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