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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6794
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mulher no ensino profissional em Manaus: visibilidade, espaços e dinâmicas na ETM e ETFAM (1937-1971)
Autor: Silva, Vannessa Ribeiro da 
Primeiro orientador: Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
Primeiro membro da banca: Alves, Hércules Alfredo Batista
Segundo membro da banca: Nogueira, Silvia Cristina Conde
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os espaços ocupados pela mulher e as dinâmicas frente as suas atividades exercidas no ensino profissional na Escola Técnica de Manaus (ETM) e Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) no período de 1937 a 1971. O recorte temporal foi devido à necessidade de iniciar com o ano de 1937, período do Estado Novo (1937-1945), conforme a mesma época que ocorreu a criação da Escola Técnica de Manaus (ETM); e até a década de 1971 quando a Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) delibera, em 8 de janeiro do respectivo ano, a autorização da matrícula de mulheres nos cursos oferecidos. A pesquisa é relevante ao visibilizar a mulher, mostrar que as suas atividades vão além do espaço privado, e que ao enfrentar uma sociedade patriarcal, busca pela igualdade de direitos, e torna-se sujeito na história. Na década de 60 a 70 o Brasil passou por transformações políticas, culturais, e as mulheres, nesse período, reivindicavam melhores condições no espaço público, já trabalhavam em fábricas, ingressavam nas universidades e eram influenciadas pelos movimentos feministas ocorridos nos Estados Unidos e Europa. Assim, os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: 1) Contextualizar a história da mulher e sua inserção e visibilidade no mundo do trabalho e na educação; 2) Examinar os indícios sobre as mulheres no ensino profissional em Manaus na ETM e ETFAM frente à política educacional no período de 1937 a 1971; e 3) Descrever as mulheres nos espaços ocupados, assim como as suas funções, dinâmicas e atividades na Escola Técnica de Manaus (ETM) e Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM). O método que elegemos foi o Histórico com base na perspectiva Social e Cultural. Essa concepção se preocupou com os estudos sobre os indivíduos esquecidos e marginalizados incluindo a mulher, e consequentemente nos dá bases epistemológicas e teóricas para o desenvolvimento da narrativa histórica. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as fontes primárias foram coletadas no Arquivo Geral, Arquivo da Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) e no Museu Moacir Andrade, todos localizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Esses documentos estavam dentro de caixas-arquivo e o registro foi através de fotografias. A coleta dos documentos também foi realizada em acervos públicos e privados, bibliotecas, jornais, e complementados com os documentos normativos, Decretos e Leis, de acordo com o período pesquisado. Por meio das fontes encontradas e problematizadas, as mulheres que ocupavam esses cargos e os espaços, passavam por pouca discriminação, algumas tinham formação superior, e pais e maridos influentes na sociedade Manauara. Antes de ocorrer a transição das Escolas de Aprendizes Artífices para as Escolas Industriais e Técnicas no governo de Getúlio Vargas, em 1942, foi implementada a Reforma Capanema pelo Ministro da Educação Gustavo Capanema com as Leis Orgânicas do Ensino, e que regulamentaram o Ensino Secundário, Industrial, Comercial e a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Foram com as mudanças da Lei Orgânica do Ensino Industrial que a organização do ensino e da formação profissional ganhou mais visibilidade. Com a LDB nº 4.024/61 ocorreu uma reformulação na estrutura do ensino profissional e modificou novamente o ensino no país. Desse modo, a pesquisa destaca em 3 capítulos a mulher na história, no trabalho feminino e nos espaços ocupados na ETM e ETFAM.
Abstract: This work aims to analyze the spaces occupied by the woman and the dynamics in front of her activities performed in vocational education at the Technical School of Manaus (ETM) and the Federal Technical School of Amazonas (ETFAM) in the period from 1937 to 1971. The temporal cut was due to the need to start with the year 1937, period of the new State (1937-1945), according to the same time that occurred the creation of the Technical School of Manaus (ETM); And until the decade of 1971 when the Federal Technical School of Amazonas (ETFAM) deliberations, on January 8 of the respective year, the authorization of the enrollment of women in the courses offered. The research is relevant when visibilizing the woman, showing that her activities go beyond the private space, and that when facing a patriarchal society, seeks for equal rights, and becomes subject in history. In the decade of 60 to 70 Brazil underwent political, cultural transformations, and women, during this period, claimed better conditions in the public space, were already working in factories, joined the universities and were influenced by the movements Feminists in the United States and Europe. Thus, the specific objectives that guided the research were: 1) contextualize The history of women and their insertion and visibility in the world of work and education; 2) To examine the indications about women in vocational education in Manaus in the ETM and ETFAM in the face of educational policy in the period 1937 to 1971; and 3) Describe the women in the occupied spaces, as well as their functions, dynamics and activities at the Technical School of Manaus (ETM) and the Federal Technical School of Amazonas (ETFAM). The method we elected was history based on the Social and Cultural perspective. This conception was concerned with the studies about the forgotten and marginalized individuals, including the woman, and consequently gives us epistemological and theoretical bases for the development of the historical narrative. This is a documentary research, in which the primary sources were collected in the general archives, the archives of the coordination of Academic Control (CCA) and the Museu Moacir Andrade, all located in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas ( IFAM). These documents were inside file boxes and the record was through photographs. The collection of documents was also carried out in public and private collections, libraries, newspapers, and complemented with normative documents, decrees and laws, according to the period researched. Through the sources found and problematized, the women who occupied these positions and the spaces, went through little discrimination, some had higher education, and influential parents and husbands in the Manauara society. Before the transition from the schools of apprentices to industrial and technical schools in the government of Getúlio Vargas, in 1942, the Capanema reform was implemented by the Minister of Education Gustavo Capanema with the organic laws of education, and that Regulated secondary, industrial and commercial education and the creation of the National Industrial Learning Service (SENAI). It was with the changes of the Organic Law of Industrial Education that the organization of education and vocational training gained more visibility. With LDB No. 4.024/61 There was a reformulation in the structure of vocational education and changed the teaching in the country again. Thus, the research highlights in 3 chapters the woman in history, female work and occupied spaces in the ETM and ETFAM.
Palavras-chave: História das Mulheres
Ensino Profissional
Escola Técnica de Manaus (ETM)
Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM)
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Vannessa Ribeiro da. A mulher no ensino profissional em Manaus: visibilidade, espaços e dinâmicas na ETM e ETFAM (1937-1971). 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6794
Data de defesa: 1-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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