???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6805
Tipo do documento: Dissertação
Título: Medida da eficiência quântica para um sensor de imagem CMOS com tecnologia 3T-APS
Autor: Loureiro, Adriano Jorge Mendonça 
Primeiro orientador: Cotta, Eduardo Adriano
Primeiro membro da banca: Cruz, Carlos Augusto de Moraes
Segundo membro da banca: Monteiro, Davies William de Lima
Resumo: Atualmente as câmeras digitais estão presentes em diversas tecnologias auxiliando na execução de diversas tarefas. O elemento principal da câmera digital é o sensor de imagem que absorve certa quantidade de fótons transformando-a em sinal elétrico para que um circuito de leitura identifique qual é o comprimento de onda da luz incidente, e consequentemente, a cor. A facilidade com que o sensor transforma a energia da luz absorvida em energia elétrica é denominada eficiência quântica interna (η). Quanto maior η, melhor é a qualidade na captura da imagem, principalmente em condições de baixa luminosidade. Os dois principais tipos de sensores comercializados atualmente são o CCD e o CMOS, porém, atualmente, os sensores CMOS, por terem melhor eficiência energética, maior miniaturização e melhor velocidade de respostas são os mais utilizados, devido a estes e outros fatos, são considerados os sucessores dos CCDs. Devido à predominância de mercado dos sensores CMOS, a UFAM em parceria com a UFMG desenvolveu o projeto de um sensor de imagem do tipo CMOS 3T-APS para realização de estudos sobre essa tecnologia. Este sensor foi fabricado junto a outros circuitos dentro de um chip denominado IR2 que foi adquirido através de um consórcio entre universidades federais do Brasil. Este trabalho apresenta uma metodologia alternativa a estipulada pela norma EMVA1288 [52] para medir a eficiência quântica em qualquer sensor de imagem fabricado com tecnologia CMOS 3T-APS. O chip IR2 foi utilizado no teste, pois foi fabricado com este tipo de tecnologia. Foram plotadas duas curvas de eficiência quântica neste trabalho, uma, denominada eficiência quântica interna, mostra a quantidade de carga elétrica medida em função do número de fótons absorvidos por cada pixel e a outra, eficiência quântica total, mostra a quantidade de carga elétrica medida em função do número de fótons incidentes em cada pixel. O intervalo utiliza para comprimentos de ondas está compreendido no intervalo de 457nm a 950nm. Essa curva é importante para se entender como funciona o CHIP IR2 e facilitar a operação do mesmo nos próximos estudos.
Abstract: unavailable
Palavras-chave: Sensores de imagem
Imageadores
Eficiência quântica
Resposta espectral
Sensibilidade luminosa
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS: AUTOMAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCESSOS ELÉTRICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citação: LOUREIRO, Adriano Jorge Mendonça. Medida da eficiência quântica para um sensor de imagem CMOS com tecnologia 3T-APS. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6805
Data de defesa: 4-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AdrianoLoureiro_PPGEE4,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons