???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Katriny Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130973810057360por
dc.contributor.advisor1Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084por
dc.contributor.referee1Souza, Marinês Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2287700513447040por
dc.contributor.referee2Cruz, Jocilene Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0406382937787743por
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.citationAGUIAR, Katriny Alves de. Formação de professores Yanomami. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6839-
dc.description.resumoEsta dissertação apresentará elementos que nos fazem compreender o contexto em que a uma das primeiras formações de professores Yanomami do Rio Marauiá, município de Santa Isabel do Rio Negro – Amazonas, foi desenvolvida. Para tal, sua pesquisa desdobrou-se através de análise de documentos da organização não-governamental Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami – SECOYA, instituição promotora do Magistério Indígena aqui estudado. A técnica utilizada foi a análise documental e estudos bibliográficos acerca do povo Yanomami, da Educação Escolar Indígena e da Formação de Professores Indígenas. Teve como objetivo principal analisar as experiências de formação oferecidas pela SECOYA aos Yanomami da região supracitada. Para tal, primeiramente o trabalho apresentará um recorte sobre os aspectos culturais tradicionais desta etnia bem como o contexto histórico vivenciado nos dias atuais, proporcionando uma reflexão sobre as transformações culturais que ocorridas nesta região; em seguida é realizada uma explanação a respeito de como as Escolas Yanomami locais construíram-se a partir seus primeiros contatos com não-indígenas, para por fim apresentar o contexto na qual se iniciou a primeira etapa formativa, bem como o desenvolvimento de todo o curso de Magistério Indígena realizado pela ONG. Ao longo de toda dissertação é realizado um diálogo entre os resultados construídos pela pesquisa, o que a bibliografia existente afirma e o que a legislação vigente defende, para assim fornecer elementos que nos leve a reflexão a respeito da formação de professores que está sendo oferecida aos Yanomami, entendendo que a mesma está ligada diretamente com o povo que se quer formar, e portanto precisa dialogar constantemente com aqueles que a estão fazendo uso direta e indiretamente.por
dc.description.abstractThis dissertation will present elements that make us understand the context in one of the first formations to the Yanomami teachers from Rio Marauiá, Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas, was developed. For that, the research was unfolded through documents analysis of the non-governmental organization Association Service and Cooperation with the Yanomami People - SECOYA, institution that promotes the Indigenous Magisterium studied here. The technique used was the documentary analysis and bibliographic studies about the Yanomami people, the Indigenous School Education and the Formation of Indigenous Teachers. Its main objective was to analyze the training experiences offered by SECOYA to the Yanomami from the region mentioned above. For this, the paper will first present a review of the traditional cultural aspects of this ethnic group as well as the historical context experienced today, providing a reflection on the cultural changes that occurred in this region; then an explanation is made as to how the local Yanomami Schools were built from their first contacts with non-indigenous people, in order to present the context in which the first formative stage began, as well as the development of the entire course of Indigenous Teaching carried out by the NGO. Throughout this dissertation a dialogue is carried out between the results built by the research, what the existing bibliography affirms and what the current legislation defends, in order to provide elements that lead us to reflect on the teacher training that is being offered to Yanomami, understanding that it is connected directly with the people that one wants to form, and therefore needs to be in constant dialogue with those who are using it directly and indirectly.eng
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/26863/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Katriny%20Aguiar_PPGE.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/mark/1.0/-
dc.subjectFormação de professores indígenaspor
dc.subjectMagistério indígenapor
dc.subjectProfessores Yanomamipor
dc.subjectEducação Escolar Yanomamipor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleFormação de professores Yanomamipor
dc.title.alternativeTraining of Yanomami teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoA questão da escolha da licença não me foi clara o suficiente.por
dc.description.infoNão.por
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Katriny Aguiar_PPGE1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons