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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
Autor: Maciel, Carlos César Macêdo 
Primeiro orientador: Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
Resumo: A presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; tecer críticas à democracia e ao Estado Democrático de Direito frente às interfaces nietzschianas; e analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Tais objetivos nortearam esta pesquisa teórica por meio do método da triangulação de métodos que consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental subsidiadas pela hermenêutica. A pesquisa concentrou-se em especial nas obras nietzschianas Humano, Demasiado Humano (2006); O Viajante e Sua Sombra (2007); Além do Bem e do Mal (2007); Crepúsculo dos Ídolos (2007); A Genealogia da Moral (2007); Da Utilidade e do Inconveniente da História para a Vida (2008); Schopenhauer Educador (2008). Tais referências serviram de base interpretativa e crítica aos dilemas educacionais brasileiros que permeiam a democracia, como fundamento da Gestão Democrática Escolar. A Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional – LDB (Lei 9394/96) foram os documentos selecionados para esse cotejamento que se aprofundou no Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar.
Abstract: The present Dissertation meant to understand the criticism built by Friedrich Nietzsche (1844-1900), on democracy and its relationship with the school management in Brazil, as well as contextualize democracy as to your concept and history; interpret the democratic principles under the confrontation of Nietzschean thinking; criticize the democracy and the democratic State of law against the Nietzschean interfaces; and analyze the Brazilian Democratic school management from the Nietzschean perspective. These objectives guided this theoretical research though of triangulation of methods that consisted in conducting bibliographic and documentary research subsidized by Hermeneutics. The research focused especially on the Nietzschean works like Human, All Too Human (2006), The Wanderer and His Shadow (2007), Beyond Good and Evil ( 2007), Twilight of Idols ( 2007), On the Genealogy of Morality ( 2007), The Use and Abuse of History for Life (2008), Schopenhauer as Educator (2008). These references served as an interpretative and critical basis for the Brazilian educational dilemmas that permeate democracy, as the foundation of school Democratic Management. The Brazilian Federal constitution of 1988 and the Law of guidelines and Bases of the National Educational-LDB (law 9394/96) were the selected documents for this comparison that deepened in the pedagogical political project and the school council.
Palavras-chave: Nietzsche
Educação Escolar
Democracia
Gestão Escolar
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: MACIEL, Carlos César Macêdo. Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840
Data de defesa: 18-Dec-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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