???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Maria Ágatha Compton-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780823587318582por
dc.contributor.advisor1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723413Z9por
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Maria Ágatha Compton. A formação de professores e o ensino de Biologia em salas com estudantes surdos. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas,Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6842-
dc.description.resumoA presença de estudantes com surdez passou a ser uma realidade nas escolas regulares, garantida por leis que buscam promover a inclusão em nosso país, sendo preciso um esforço dos membros da escola, para atender aos novos estudantes que apresentam necessidades especificas em sala, como a presença de intérpretes e a utilização de metodologias que favoreçam o ensino no campo visual, respeitando a LIBRAS como primeira língua.Buscou-se assim neste trabalho identificar as metodologias utilizadas por professores de biologia nas aulas de genética em salas que recebem estudantes surdos, avaliando sua adequação e pertinência. Utilizou-se como refencial teorico os autores Vygotsky e Paulo Freire, que defendem o aluno como sujeito no ensino e aprendizagem e enfatizam a importância da dialogicidade nesse contexto. O lócus de pesquisa foram cinco escolas da cidade de Manaus, e os participantes professores de Biologia, intérpretes e estudantes surdos que responderam questionários semi-estruturados e participaram de entrevistas. Verificou-se a existência de muitas lacunas na formação inicial dos professores, e também que suas formações não-formais podem influenciar em sua prática em sala. Em relação aos conteúdos de genética encontramos potencialidades na primeira lei de Mendel, e dificuldade relacionadas a segunda lei e a falta de sinais em LIBRAS correspondentes a termos científicos. O diálogo não acontece entre estudantes surdos e professores e é difícil entre intérpretes e professores, dentre outras coisas. Os participantes alegaram falta de tempo. As metodologias utilizadas em sala em sua maioria não provem a inclusão através do diálogo, mas encontrou-se professores diferenciados, que promovem atividades direcionadas aos estudantes surdos, como seminários, jogos e outras práticas em sala. De maneira geral, o atual quadro de ensino em salas que recebem estudantes surdos é problemático, em parte por responsabilidade dos professores, que não assumem essa diversidade da sala como um fator positivo e tendem a não trabalhar em conjunto com os intérpretes. Em parte, ao despreparo da própria escola como instituição que não oferece materias necessários aos profeesores e intérpretes, assim como uma estrutura ao próprio estudante surdo que muitas vezes não domina a LIBRAS e não encontra apoio da escola para sanar suas lacunas. Esses fatores associados criam um ambiente bem distinto do que se espera para a inclusão, mesmo assim apresentam-se aqui profissionais que estão tentando mudar essa realidade.por
dc.description.abstractThe presence of students with deafness has become a reality in regular schools, guaranteed by laws that seek to promote inclusion in our country, requiring an effort from the members of the school, to meet new students who have specific needs in the classroom, such as presence of interpreters and the use of methodologies that favor teaching in the visual field, respecting LIBRAS as the first language. The aim of this work was to identify the methodologies used by biology teachers in genetics classes in rooms that receive deaf students, evaluating their adequacy and relevance. The authors Vygotsky and Paulo Freire, who defend the student as a subject in teaching and learning, emphasize the importance of dialogue in this context. The research locus was five schools in the city of Manaus, and the participants Biology teachers, interpreters and deaf students who answered semi-structured questionnaires and participated in interviews. There were many gaps in the initial training of teachers, and also that their non-formal education may influence their classroom practice. In relation to genetic contents we find potentialities in Mendel's first law, and difficulty related to the second law and the lack of signs in LIBRAS corresponding to scientific terms. Dialogue does not happen between deaf students and teachers and it is difficult between interpreters and teachers, among other things. The participants claimed lack of time. The methodologies used in the room mostly do not prove inclusion through dialogue, but we found differentiated teachers, who promote activities aimed at deaf students, such as seminars, games and other practices in the classroom. Overall, the current classroom setting for deaf students is problematic, partly because of teachers' responsibility, who do not take this diversity of the room as a positive factor and tend not to work together with the interpreters. In part, to the lack of preparation of the school itself as an institution that does not offer necessary materials to the teachers and interpreters, as well as a structure to the deaf student himself who often does not dominate the LIBRAS and does not find support from the school to remedy its gaps. These associated factors create a very different environment from what is expected for inclusion, even though professionals who are trying to change this reality are presented here.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/26867/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Maria%20%c3%81gatha%20Pinheiro_PPGECIM.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectTeaching of Biologyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICASpor
dc.titleA formação de professores e o ensino de Biologia em salas com estudantes surdospor
dc.title.alternativeTeacher training and Biology education in rooms with deaf studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Maria Ágatha Pinheiro_PPGECIM1.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.