???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia
???metadata.dc.creator???: Ramos, Ana Sávia Farias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
First advisor-co: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo foi desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica a partir da consideração dos saberes locais sobre as dinâmicas ambientais que perpassam a vida de famílias de agricultores de ecossistemas de várzea na microrregião do Alto Solimões, estado do Amazonas. Tendo como objeto a influência do pulsar das águas sobre a organização dos agroecossistemas familiares em um ambiente de várzea, a pesquisa foi realizada junto a famílias de agricultores da Comunidade de Cristo Rei, localidade situada no município de Benjamin Constant – AM, e subsidiou a elaboração de um jogo pedagógico destinado ao ensino transdisciplinar das Ciências Ambientais. Embora a utilização de materiais concretos não seja uma novidade nos processos de ensino-aprendizagem, buscamos contribuir para estes processos por meio da proposição de um material pedagógico cuja dinâmica suscite a articulação dos conhecimentos erigidos em diferentes disciplinas para a compreensão do real. Sendo, talvez esta, a nossa contribuição para a conformação de uma postura de ensino que rearticule o conhecimento e o saber, aqui concebidos como necessários à compreensão da complexidade do real e das realidades que nos cercam.
Abstract: The study was developed with the purpose of contributing to the teaching of Environmental Sciences in Basic Education. The research seeks the consideration of local knowledge about the environmental dynamics that permeate the floodplain ecosystems family farmers life in the micro region of Alto Solimões, Amazonas. Aiming to understand the dynamics of the waters over the organization of family floodplain agroecosystems, the research was carried out with family’s farmers of the "Comunidade de Cristo Rei", Benjamin Constant - AM, and subsidized the elaboration of a pedagogical game destined to the transdisciplinary teaching of the Environmental Sciences. Although the use of concrete materials is not a novelty in teaching and learning processes, we seek to contribute to these processes by proposing a pedagogical material whose dynamics produces the articulation of knowledge built in different disciplines to understand the real. This is our contribution to a posture of teaching that rearticulates the knowledge and the local knowledge, here thought as necessary for understanding the complexity of the real and the realities that surround us.
El estudio fue desarrollado con la finalidad de contribuir para la enseñanza de las Ciencias Ambientales en la Educación Básica partiendo de la consideración de los saberes locales sobre las dinámicas ambientales que más allá de la vida de las familias de los agricultores de ecosistemas de las tierras bajas en la microrregión del Alto Solimões, estado del Amazonas. Teniendo como objeto la influencia de la pulsación de las aguas sobre la organización de los agroecosistemas familiares en un ambiente de tierra baja, la investigación fue realizada junto a las familias de agricultores de la Comunidad de Cristo Rei, localidad situada en el municipio de Benjamin Constant – AM, y subsidió la elaboración de un juguete pedagógico destinado a la enseñanza transdisciplinaria de las Ciencias Ambientales. Si bien el uso de materiales concretos no es una novedad en los procesos de enseñanza-aprendizaje, buscamos contribuir a estos procesos proponiendo un material pedagógico cuya dinámica produce la articulación del conocimiento construido en diferentes disciplinas para entender lo real. Esta es nuestra contribución a una postura de enseñanza que rearticula el conocimiento y el saber, aquí pensado como necesario para comprender la complejidad de lo real y las realidades que nos rodean.
Keywords: Ensino de ciências
Ciências ambientais
Agricultura familiar
Teaching
Environmental science
Family farming
Enseñanza
Ciencias ambientales
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRARIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: RAMOS, Ana Sávia Farias. O pulsar das águas: recursividade nas dinâmicas socioambientais em um agroecossistema de várzea na Amazônia. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6868
Issue Date: 29-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaSáviaRamos_PROFCIAMB4.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_AnaSavia-Ramos_PROFCIAMB13.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons