???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
Autor: Ramos, Ribamar Alves 
Primeiro orientador: Gil, Antonio Xavier
Primeiro membro da banca: Oliveira, Nilomar Vieira de
Segundo membro da banca: Amorim, Alcides de Castro
Resumo: Esta pesquisa científica tem como objetivo geral propor uma metodologia avaliativa que possa contribuir para o processo ensino - aprendizagem de Biologia, parte do seguinte problema científico: que proposta de Avaliação da Aprendizagem pode ser delineada para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Biologia? Como questões norteadoras, temos: quais as metodologias avaliativas já existentes na literatura para o ensino de Biologia? Quais as percepções dos professores e alunos sobre a utilização da Avaliação da Aprendizagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Biologia? E por final, quais os elementos seriam relevantes na elaboração de uma proposta de Avaliação da Aprendizagem? Temos três objetivos específicos: primeiro, descrever as metodologias avaliativas existentes na literatura; analisar as percepções de professores e alunos a cerca do emprego da Avaliação da Aprendizagem no ensino de Biologia e por terceiro, construir uma proposta de Avaliação da Aprendizagem através de elementos relevantes para o processo de ensino - aprendizagem de Biologia. Foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa exploratória (usando livros, visitas à escola, artigos, dissertações e tese), sondagem inicial (entrevistas com os professores e questionário com os alunos, para averiguar os dados, será feita a análise de conteúdo e a escala Likert), delineamento da proposta (identificação de elementos relevantes da análise, escolha dos elementos e a construção da proposta), percepções sobre a proposta (apresentação da proposta para os professores e alunos, será feita entrevista com os professores e questionários com os alunos, a partir dos dados será feita a análise de conteúdo). Esta pesquisa se justifica como uma inovação para o uso da Avaliação da Aprendizagem, desta forma o projeto de pesquisa tem como expectativa contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. Como resultado, todos os objetivos foram atingidos, temos as análises das respostas dos questionários dos alunos participantes que mostraram uma mudança de aproveitamento do tema apresentado, alguns instrumentos avaliativos foram bem efetivos, dessa forma a PAE foi efetiva para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Biologia, pois foi testada em sala de aula e avaliada pelos participantes do processo, no caso os alunos e o professor.
Abstract: This scientific research has as general objective to propose an evaluation methodology that can contribute to the teaching - learning process of Biology, part of the following scientific problem: what proposal of Assessment of Learning can be outlined to contribute to the teaching - learning process of Biology? As guiding questions, what are the evaluation methodologies already existent in the literature for the teaching of biology? What are the perceptions of teachers and students about the use of Learning Assessment to improve the teaching-learning process of Biology? And by the end, what elements would be relevant in the elaboration of a proposal of Evaluation of the Learning? We have three specific objectives: first, to describe the evaluation methodologies existing in the literature; to analyze the perceptions of teachers and students about the use of the Assessment of Learning in the teaching of Biology and by third, to construct a proposal of Assessment of Learning through elements relevant to the teaching - learning process of Biology. The following steps were carried out: exploratory research (using books, school visits, articles, dissertations and thesis), initial survey (interviews with teachers and questionnaire with students, to analyze data, content analysis and scale Likert), outline of the proposal (identification of relevant elements of the analysis, choice of elements and proposal construction), perceptions about the proposal (presentation of proposal for teachers and students, interviews with teachers and questionnaires with students, from the data will be done content analysis). This research is justified as an innovation for the use of Learning Assessment, in this way the research project has as an expectation to contribute to the teaching-learning of Biology. As a result, all the objectives were reached, we analyzed the answers of the questionnaires of the participating students that showed a change of use of the presented theme, some evaluation instruments were very effective, in this way the EAP was effective for the improvement of the teaching learning process of Biology, since it was tested in the classroom and evaluated by the participants of the process, in the case the students and the teacher.
Palavras-chave: Processos de ensino-aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Biologia
Proposta emergente
Teaching-learning processes
Learning assessment
Biology teaching
Emerging proposal
Área(s) do CNPq: OUTROS: CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899
Data de defesa: 30-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ RibamarRamos_PPGECIM.pdf7,25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.