???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6903
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional
Other Titles: The Teaching of Financial Mathematics in Basic Education Added to Banking and Financial Knowledge in Personal and Professional Life
???metadata.dc.creator???: Rocha, Marcelo Luiz Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, Claudenir Freire
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sousa, Jeanne Moreira de
???metadata.dc.description.resumo???: A matemática financeira acompanhará o cidadão durante toda sua vida adulta, mas o primeiro contato se dá no colegial, e é exatamente por isso que deve ser feito da maneira mais plena possível. Este trabalho atenta-se às necessidades que as pessoas comuns têm para a aplicação dos conceitos de matemática financeira, observando especialmente o jovem colegial a fim de produzir um conhecimento que o acompanhe pelos anos futuros. Como o objetivo é trazer uma metodologia nova para processo de ensino-aprendizagem para o estudo da matemática financeira idealizando uma maior aproximação do aluno ao tema, buscou-se produzir um trabalho com uma linguagem acessiva, uma construção de raciocínio que remota desde as ferramentas matemáticas mais básicas que são requisitadas, exemplos temáticos de diferentes graus de dificuldade, contextualizando com a evolução histórica do tema e conceituando aquilo que há de fundamental no mundo financeiro. Em termos práticos a metodologia proposta aqui neste trabalho foi aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio da Fundação Matias Machline.
Abstract: Financial mathematics will accompany the citizen throughout his adult life, but first contact occurs in high school, and that is exactly why it should be done in the fullest possible way. This paper looks at the needs that ordinary people have for the application of the concepts of financial mathematics, especially looking at the young high school in order to produce knowledge that accompanies the future years. As the objective is to bring a new methodology for teaching-learning process to the study of financial mathematics idealizing a greater approximation of the student to the theme, we sought to produce a work with an accessible language, a construction of reasoning that remote from the mathematical tools more basic that are required, thematic examples of different degrees of difficulty, contextualizing with the historical evolution of the theme and conceptualizing what is fundamental in the financial world. In practical terms, the methodology proposed here in this project was applied to students of the first year of the high school of the Matias Machline Foundation.
Keywords: Matemática Financeira
Educação Matemática
Educação Financeira
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: ROCHA, Marcelo Luiz Lopes. O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6903
Issue Date: 5-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Marcelo_Luiz_Lopes Rocha_PROFMATDissertação completa1.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.