???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6911
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brasil, Gutemberg Leão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8359307594923371 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Roberto Cristóvão Mesquita | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634157590248613 | por |
dc.contributor.referee1 | Prata, Roberto Antonio Cordeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 | por |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Jeanne Moreira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 | por |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Gutemberg Leão. Programação linear: uma possível abordagem no ensino médio. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6911 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho fala sobre programação linear (PL), discutindo e expondo seus conceitos básicos, os métodos de resolução de um problema em PL (especificamente o método gráfico e o método simplex), propondo o uso dos programas Geogebra e OR Simplex, como ferramentas de auxilio para a resolução de problemas. De modo geral, este trabalho busca relacionar a PL com a contextualização do ensino de matemática, com a técnica de estudo dirigido e ainda com, a modelagem matemática, para assim propor alguns questionamentos e pontos importantes a respeito de uma possível abordagem da mesma no ensino médio, com o objetivo de enriquecer as alternativas possíveis que o professor de matemática possui para trabalhar com uma matemática mais contextualizada, interdisciplinar e diversificada. | por |
dc.description.abstract | This work talks about linear programming, discussing and exposing their basic concepts, methods of solving a problem in PL (specifically the graphical method and the simplex method) proposing the use of the programs Geogebra and OR Simplex, as a tool to help to solve these problems. In general, this study seeks to relate the PL the contextualization of teaching mathematics, the technique of study directed and even with the mathematical modeling, thus to propose some questions and important points regarding a possible approach to PL for secondary education with the aim of enriching the possible alternatives that the mathematics teacher has to work with a mathematics more contextualized, interdisciplinary and diverse. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/27686/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_GutembergBrasil_PROFMAT.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Programação linear | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | OR Simplex | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Linear programming | eng |
dc.subject | Secondary education | eng |
dc.subject | Teaching of mathematics | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA | por |
dc.title | Programação linear: uma possível abordagem no ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_GutembergBrasil_PROFMAT.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.