???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Herminio Edson Maia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4786578741048427por
dc.contributor.advisor1Lira, Antonio da Fonseca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666579666823512por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Santana Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731091856595215por
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Herminio Edson Maia. Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida. 2018. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo das Fórmulas de Moivre, através da Metodologia de Aula Invertida, com utilização do software educacional Geogebra e dos princípios da Geometria Dinâmica e Interativa, aos olhos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, onde será discutido o desenvolvimento do aluno durante o preparo e pesquisa do conteúdo, no que antecede a aula sobre Números Complexos, além de uma análise a respeito das habilidades demonstradas pelos alunos no processo de elaboração de material, slides, gráficos e afins, e da própria apresentação em sala de aula. Para isso, será relatado também o planejamento e execução desta aula por parte do professor e alunos, bem como sobre as ferramentas escolhidas por esses para auxiliar no estudo de tal conteúdo.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the learning of the Moivre Formulas, through the flippedclassroom methodology, using Geogebra educational software and the principles of the Interactive and Dynamic Geometry, using the Semiotics Representation Theory, by Raymond Duval, where it will be discussed the development of the student through the preparation and study about the Complex Numbers, and a beyond analysis about the skills showed by the students in the material elaboration, including slides and graphics, and the presentment itself. In order to do that, it will be reported the planning and development of this class about the perspective of professor an study, as well as the tools that been choose about them to helps in the research.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/28355/Disserta%c3%a7%c3%a3o_HerminioSantana_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNúmeros complexospor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectGeometria dinâmicapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleUma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertidapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoO Sistema Online é muito intuitivo e nada burocrático. Excelente. Porém, fui informado de que o depósito fora recusado por falta de determinado documento. Quando enviei tal documento, fui informado que o depósito fora novamente recusado por falta de outro documento, o qual já poderia ter providenciado se houvessem me avisado no primeiro email. Dessa forma não adianta ter um sistema não burocrático se as pessoas tendem a complicar. No demais, ótima iniciativa. Grato!por
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HerminioSantana_PROFMAT.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons