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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Perfil epidemiológico e índice de satisfação em uma enfermaria ortopédica
Other Titles: Epidemiological profile and satisfaction index in an orthopedic nursery
???metadata.dc.creator???: Coelho, Alfredo Honório de Valois 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Rosane Dias da
First advisor-co: Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brum, Ione Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Batista, Bruno Bellaguarda
???metadata.dc.contributor.referee3???: Zoppi Filho, Américo
???metadata.dc.description.resumo???: Justificativa:O conhecimento do público alvo e de seus anseios é de suma importância para a criação de diretrizes e medidas a fim de proporcionar maior satisfação e, por consequência, fidelização da clientela. Diversas medidas de qualidade do produto ou de um serviço já foram propostas, sempre considerando um aspecto específico do produto final ou da sua linha de produção. Objetivos: Analisar as relações entre o grau de satisfação e o perfil epidemiológico dos pacientes ortopédicos, identificar variáveis sócio demográficas dos pacientes atendidos na enfermaria ortopédica; identificar o nível de satisfação dos pacientes atendidos na enfermaria ortopédica; correlacionar os diversos perfis epidemiológicos e algumas variáveis clínicas com os respectivos índices de satisfação de fevereiro a junho de 2018. Método: Para tanto, buscou estabelecer o perfil epidemiológico, sociocultural e demográfico dos usuários, e posteriormente correlacionou com os respectivos índices de satisfação obtidos através de um questionário próprio criado com base no Short-Form Patient Satisfaction Questionnaire (PSQ SF-18) da RAND CORPORATION. Foram admitidos para o estudo todos pacientes internados na clínica ortopédica para tratamento cirúrgico que aceitaram os termos desta pesquisa sendo excluídos aqueles que por qualquer motivo não fossem capazes de compreender os referidos termos. Os resultados obtidos foram submetidos a uma análise estatística visando um intervalo de confiança de 95%, o que permitiu traçar um perfil epidemiológico fidedigno dos usuários da clínica ortopédica da FHAJ, para tentar descobrir quais eram os principais determinantes para a satisfação do paciente, Resultados: Contudo as variáveis estudadas não foram capazes de alterar significativamente a percepção de satisfação na população estudada, tendo o índice geral de satisfação atingido uma média superior a quatro em uma escala de um a cinco. Conclusão: O grau de satisfação geral encontrado não mostrou correlação com o perfil epidemiológico dos pacientes estudados.
Abstract: Background: The knowledge of the target public and their desires is of paramount importance for the creation of guidelines and measures in order to provide greater satisfaction and, consequently, customer loyalty. Several measures of product quality or service have already been proposed, always considering a specific aspect of the final product or its production line. Objectives: To analyze the relationship between the degree of satisfaction and the epidemiological profile of orthopedic patients; to identify socio-demographic variables of the patients treated in the orthopedic ward; to identify the level of satisfaction of the patients treated in the orthopedic ward; correlate the various epidemiological profiles and some clinical variables with the respective satisfaction indexes from february to june of 2018. Method: In order to do so, it did seek to establish the epidemiological, socio-cultural and demographic profile of the users, and subsequently correlated with the respective satisfaction indexes obtained through a self-generated questionnaire based on RAND's Short-Form Patient Satisfaction Questionnaire (PSQ SF-18) CORPORATION. All patients hospitalized in the orthopedic clinic for surgical treatment who accept the terms of this research was admitted to the study, excluding those who for any reason were not able to understand those terms. The results were submitted to a statistical analysis aiming at a confidence interval of 95%, which allowed to draw a reliable epidemiological profile of the users of the orthopedic clinic of the FHAJ, to try to determine which were the main determinants for patient satisfaction.Results: Studied variables were not able to significantly change the perception of satisfaction in the population studied, with the overall satisfaction index reaching an average of more than four on a scale of one to five. Conclusions: The degree of general satisfaction found did not correlate with the epidemiological profile of the patients studied.
Keywords: Health Services Research
Quality Control
Patient Satisfaction
Patient Care
Pesquisa sobre serviços de saúde
Controle de qualidade
Satisfação do paciente
Assistência ao paciente
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Cirurgia
Citation: COELHO, Alfredo Honório de Valois. Perfil epidemiológico e índice de satisfação em uma enfermaria ortopédica. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Cirurgia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6972
Issue Date: 23-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Cirurgia

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