???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Frankson dos Santos e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623007708360610por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee2Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958por
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Frank dos Santos e. Proporcionalidade e regra de três através de uma abordagem significativa. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7027-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga os conceitos e aplicabilidade de proporcionalidade e regra de três, quantificando as questões no Enem nos anos de 2013 a 2017 que nas suas resoluções possuem a ideia desses conteúdos, bem como a utilização de aulas interativas com áudio visual e a utilização de applets confeccionados no software Geogebra, verificando suas contribuições na interpretação e resolução de problemas com essa temática em uma turma de 3º ano do ensino médio na Escola Estadual José Mota Manacapuru Amazonas. Antes de formalizar o trabalho buscamos revisitar alguns documentos oficiais que regem a educação básica, PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio, para que assim tivéssemos um norte a seguir. Dando continuidade à pesquisa abordamos os conteúdos centrais e suas aplicabilidades das disciplinas de Física e Química escolhendo algumas leis para comentar. No capítulo seguinte procuramos encontrar nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) questões em que são empregadas as ideias de proporcionalidade e regra de três nas suas respectivas soluções. No capitulo subsequente desenvolvemos um dos objetivos gerais da pesquisa, a saber, investigar as contribuições do uso das aulas interativas e do software Geogebra para a aprendizagem de proporcionalidade e regra de três, tendo como um dos objetivos específicos analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos dos conteúdos enunciados. Utilizamos como fundamentação teórica a teoria dos registros de representações semióticas de Duval (2001) e a aprendizagem significativa de Ausubel. Caracterizamos como um estudo de caso numa abordagem quali - quantis. Os dados foram coletados por meio de questionários, e os resultados obtidos foram significativos quando se leva em conta o rendimento geral da turma observada.por
dc.description.abstractThis research investigates the concepts and applicability of proportionality and rule of three, quantifying the issues in the Enem in the years of 2013 to 2017 that in their resolutions have the idea of these contents, as well as the use of interactive classes with visual audio and the use of applets made in the software Geogebra, verifying their contributions in the interpretation and resolution of problems with this subject in a class of 3rd year of high school in the State School José Mota Manacapuru Amazonas. Before formalize the work we seek to revisit some official documents that govern the basic education, PCNEM (National Curricular Parameters of High School) and Curricular Orientations for High School, so that we would have a north to follow. Continuing the research we approach the core contents and their applicabilities of the disciplines of Physics and Chemistry choosing some laws to comment. In the next chapter we try to find in the tests of the Enem (National Examination of Secondary Education) questions in which are used the ideas of proportionality and rule of three in their respective solutions. In the subsequent chapter we developed one of the general objectives of the research, namely to investigate the contributions of the use of interactive classes and Geogebra software for the learning of proportionality and rule of three, having as one of the specific objectives to analyze the students' previous knowledge about the concepts of the stated contents. We use as theoretical foundation the theory of the records of semiotic representations of Duval (2001) and the significant learning of Ausubel. We characterize it as a case study in a qualitative approach. The data were collected through questionnaires, and the results obtained were significant when the general performance of the observed class was taken into account.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29088/Disserta%c3%a7%c3%a3o_FranksonSantos_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProporcionalidadepor
dc.subjectRegra de trêspor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.titleProporcionalidade e regra de três através de uma abordagem significativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FranksonSantos_PROFMAT.pdf3.26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons