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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7052
Tipo do documento: Dissertação
Título: Informatização do processo de gestão da fila de cirurgia eletiva: o impacto no processo organizacional hospitalar em um hospital universitário de ensino
Autor: Caldas, Rosemeyre Donato de Brito 
Primeiro orientador: Brum, Ione Rodrigues
Primeiro membro da banca: Nakajima, Gerson Suguiyama
Segundo membro da banca: Coelho, Leíla Inês de Aguiar Raposo da Câmara
Terceiro membro da banca: Lima, Luiz Carlos de
Quarto membro da banca: Matos, Miharu Maguinoria Matsuura
Resumo: JUSTIFICATIVA: Um dos maiores desafios na saúde pública é reduzir as filas extensas de espera para consultas, exames ou processos cirúrgicos onde o cenário é muito mais tenso e complexo. Constata-se em hospitais públicos, um processo manual de atendimento, sem gerenciamento efetivo e eficaz, bem como a falta de tecnologia dificultando o processo de atendimento. Isso implica na dificuldade de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVOS: O objetivo principal deste trabalho foi identificar o impacto no processo de gestão organizacional hospitalar de fila de cirurgia eletiva com a utilização do software Sistema de Gerenciamento de Fila Cirúrgica (SIGEFI) em um hospital universitário de ensino. Tendo como objetivos específicos descrever o panorama atual quanto às deficiências no processo de gestão da fila de cirurgia eletiva, demonstrar a relevância da informatização para o avanço e melhoria na metodologia de gestão da fila, relatar as possibilidades de aperfeiçoamento no processo produtivo da fila de cirurgia eletiva com a utilização do software SIGEFI, apresentar relatórios gerenciais disponibilizados pela ferramenta computacional SIGEFI que contribuem significativamente nas decisões quanto ao gerenciamento e realização do ordenamento nos processos de agendamento e acompanhamento ao paciente cirúrgico, expor a importância da disponibilização de informações ao paciente quanto a sua posição na fila de cirurgia eletiva por meio de acesso online. MÉTODO: Tratou-se de um estudo prospectivo cuja metodologia usada foi de pesquisa básica e aplicada com levantamentos de dados através de entrevistas, observações, análise e criação de um software. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa proporcionando soluções para fins específicos, utilizando-se de métodos experimentais de modelagem e simulação para posterior exposição dos fenômenos resultantes. A Pesquisa foi desenvolvida em 03 etapas:1- Observação in loco; 2- desenvolvimento do software e 3- entrevista em grupo em profundidade, através de conversa guiada, com profissionais e alunos da equipe da especialidade de traumatologia e ortopedia e funcionários do HUGV envolvidos no processo de gestão da fila de cirurgia eletiva. RESULTADOS: Sendo assim, os resultados esperados e obtidos foram criar um produto que gerasse melhorias na viabilidade do trabalho atual, corrigindo as não conformidades, melhorando os indicadores de desempenho no modus operandi de gestão da fila de cirurgia eletiva, o aprimoramento dos processos de trabalho da fila de cirurgia eletiva, o acesso às informações de agendamento da fila cirúrgica, disponibilizar relatórios gerenciais e desta forma incrementar os incentivos financeiros na integralidade dos sistemas de informação do SUS, propiciando indicadores de monitoramento de tempo médio de espera na fila de cirurgia eletiva e reserva de leitos cirúrgicos. CONCLUSÕES: O software apresentado possibilitará o desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho assistencial e de gestão organizacional hospitalar, contribuindo nas decisões de gerência a fim de que possa ordenar e aperfeiçoar o processo de agendamentos e acompanhamentos das filas de cirurgias eletivas. Permitirá a identificação das deficiências do sistema de saúde atual para possíveis melhorias.
Abstract: BACKGROUND: One of the biggest challenges in public health is to reduce the extensive queues of waiting for consultations, exams or surgical procedures where the scenario is much more tense and complex. It is observed in public hospitals, a manual process of attendance, without effective and effective management, as well as the lack of technology making the service process difficult. This implies in the difficulty of access of the users to the Unified Health System (SUS). OBJECTIVES: The main objective of this work was to identify the impact on the hospital organizational management process of elective surgery queue with the use of SIGEFI in a university teaching hospital. Having as specific objectives to describe the current panorama regarding the deficiencies in the management process of the elective surgery queue, to demonstrate the relevance of the computerization for the advancement and improvement in the queue management methodology, to report the possibilities of improvement in the productive process of the row of surgery with the use of the SIGEFI software, to present management reports made available by the SIGEFI computational tool that contribute significantly to the decisions regarding the management and execution of the ordering in the scheduling and follow-up processes to the surgical patient, to expose the importance of making information available to the patient regarding their position in the elective surgery queue through online access. METHOD: It was a prospective study whose methodology used was basic and applied research with data surveys through interviews, observations, analysis and creation of software. The research was descriptive with a qualitative approach providing solutions for specific purposes, using experimental methods of modeling and simulation for later exposure of the resulting phenomena. The research was developed in 03 stages: 1- Observation in loco; 2- software development and 3- in-depth group interview through guided conversation with professionals and students of the team of the specialty of orthopedic and trauma and HUGV employees involved in the management process of the elective surgery queue. RESULTS: Thus, the expected and obtained results were to create a product that would generate improvements in the viability of the current work, correcting the nonconformities, improving the performance indicators in the modus operandi of management of the elective surgery queue, the improvement of queuing work processes of elective surgery, access to the scheduling information of the surgical queue, to provide managerial reports and in this way to increase the financial incentives in the SUS information systems, providing indicators of the average waiting time in the elective surgery queue and reserve of surgical beds. CONCLUSIONS: The software presented will enable the development of a new methodology for assistential work and hospital organizational management, it is contributing to management decisions so that it can order and improve the scheduling and follow-up process of the elective surgery queues. It will identify the deficiencies of the current health system for possible improvements.
Palavras-chave: Informatização
Processo de gestão
Processo organizacional hospitalar
Computerization
Management process
Hospital organizational impact
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA: CIRURGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Cirurgia
Citação: CALDAS, Rosemeyre Donato de Brito. Informatização do processo de gestão da fila de cirurgia eletiva: o impacto no processo organizacional hospitalar em um hospital universitário de ensino. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7052
Data de defesa: 15-Jan-2019
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