???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7062
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ações, relações e sentidos produzidos pela comunidade escolar sobre o processo de inclusão da criança com TEA
???metadata.dc.creator???: Bastos, Rosangela Porfírio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sampaio, Cláudia Regina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Resente, Gisele Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
???metadata.dc.description.resumo???: O Transtono do Espectro Autista (TEA) é um transtono do neurodesenvolvimento com repercussões psiquátricas, implicando em prejuízos na comunicação e interação social, com padrões repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. A Organização Mundial de Saúde estima que 1% da população mundial possui algum sinal do transtorno. No Brasil, mudanças legais garantiram à pessoa com TEA o reconhecimento de seus direitos, entre os quais a educação escolar. Os dados do Censo Escolar evidenciam um incremento de 37,3% no número de matrículas do público da Educação Especial, incluindo os educandos com TEA, em classes comuns. Na escola pública, 95% dessas matrículas (OPNE,2018) têm ocorrido no ensino regular, o que demonstra a relevância em saber como a escola vem lidando com a inclusão da criança com autismo. A Psicologia Social vem contribuindo timidamente com a temática, entretanto o enfoque Histórico-Cultural de Vygotsky, os pressupostos de González Rey e cols., aliados a teorias educacionais como a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Paradigma Inclusivo, fornecem um quadro teórico crítico útil para compreender os processos produzidos pela comunidade escolar acerca da inclusão da criança com TEA. Partindo do exposto, objetivou-se: conhecer as ações e relações produzidas no cotidiano de uma escola pública na cidade de Manaus-AM, reconhecida por realizar inclusão escolar; e, identificar os sentidos e expectativas dos sujeitos da comunidade escolar sobre a inclusão das crianças com TEA no ensino regular. Optou-se pela abordagem qualitativa no modelo etnográfico, orientando a construção e análise das informações a partir das contribuições de González Rey. Os resultados sinalizam que a equipe escolar orienta-se por um ideal de excelência em educação de acordo com a Secretaria Municipal de Educação; a comunidade expressa um compromisso institucional para realizar “o possível” no cotidiano escolar; no âmbito da gestão, as ações se caracterizam como discricionárias e de fortalecimento de parcerias; por parte das docentes, as ações são criativas e de fortalecimento de vínculos; no âmbito da família, as ações refletem as demandas da equipe escolar; para os alunos, as ações são empáticas, solidárias e de sociabilidades; as relações encontram-se fragilizadas com espaços coletivos, dialógicos e participativos são reduzidos; no núcleo familiar configuram-se relações pontuais de comparecimento aos eventos, sem protagonismo; a organização do trabalho revelou condições que geram sentimentos de preocupações e insegurança quanto à capacidade da equipe em trabalho com crianças com TEA. Em relação aos núcleos de sentido, a família destaca as práticas de acompanhamento da vida escolar e os cuidados em saúde; para os educandos, os sentidos de inclusão abarcam as experiências e vivências de sociabilidades; o núcleo de sentido apontado pelas docentes é atravessado pela afetividade. Como conclusão, apresento que, a despeito dos desafios, as expectativas configuram-se como positivas, mas condicionadas a aspectos como: mudanças nas condições e organização do trabalho; efetivos espaços de participação de toda a comunidade escolar na construção de um cotidiano inclusivo; novas formas de subjetividade no que se refere à relação com a pessoa com TEA.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder with psychiatric repercussions, implying impairments in communication and social interaction, with repetitive patterns of behavior, interests or activities. The World Health Organization estimates that 1% of the world's population has some sign of the disorder. In Brazil, legal changes guaranteed the person with ASD the recognition of their rights, including school education. Data from the School Census show a 37.3% increase in the number of Special Education public enrollments, including students with ASD, in common classes. In the public education system, 95% of these enrollments have occurred in regular education, which demonstrates the relevance in knowing how the schools have been dealing with the inclusion of children with autism. Social Psychology has contributed timidly to the theme, but Vygotsky's Historical-Cultural approach, the assumptions of González Rey et al. allied to educational theories such as Paulo Freire's Liberating Pedagogy and the Inclusive Paradigm, provide a critical theoretical framework useful to understand the processes produced by the school community about the inclusion of children with ASD. Based on the above, the objective was: to know the actions and relations produced in the daily life of a public school in the city of Manaus-AM, recognized for its inclusion; to identify the meanings and expectations of the subjects of the school community on the inclusion of children with ASD in regular education. The qualitative approach was chosen in the ethnographic model, guiding the construction and analysis of the information from the contributions of González Rey. The results indicate that the school team is guided by an ideal of excellence in education according to the Municipal Education Department; the community expresses an institutional commitment to accomplish "whatever possible" in the daily school life; the community expresses an institutional commitment to accomplish "whatever possible" in the daily school life; in the scope of the management, the actions are characterized as discretionary and of strengthening of partnerships; on the part of the teachers, the actions are creative and the strengthening of bonds; within the family, the actions reflect the demands of the school team; for the students, the actions are empathic, solidarity and sociability; relations are fragile with collective, dialogic and participatory spaces are reduced; in the family nucleus, timely relations of attendance are configured, without protagonism; the work organization revealed conditions that generate feelings of concern and insecurity about the team's ability to work with children with ASD. In relation to the sense nucleus, the family emphasizes the practices of accompaniment of school life and health care; for the learners, the meanings of inclusion encompass the experiences and experiences of sociabilities; the sense nucleus pointed out by teachers is crossed by affectivity. As a conclusion, I present that, despite the challenges, the expectations are configured as positive, but conditioned to aspects such as: changes in the conditions and work organization; effective spaces of participation of the whole school community in the construction of an inclusive daily life; new forms of subjectivity in relation to the relationship with the person with ASD.
Keywords: Subjetividade
Sentidos
Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista
Autismo
Subjectivity
Senses
School inclusion
Autism Spectrum Disorder
Autism
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: BASTOS, Rosângela Porfírio. Ações, relações e sentidos produzidos pela comunidade escolar sobre o processo de inclusão da criança com TEA. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7062
Issue Date: 13-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RosangelaBastos_PPGPSI.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.