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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7064
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação educacional e a organização do trabalho escolar: polissemias e desafios de integração!?
Autor: Costa, Lilianny Carvalho de Oliveira 
Primeiro orientador: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
Primeiro membro da banca: Souza, Maud Rejane de Castro e
Segundo membro da banca: Corrêa, Francinete Massulo
Resumo: A presente dissertação se origina da inquietação, enquanto profissional, no acompanhamento de escolas, com resultados de desempenho que precisava melhorar em relação à média nacional. Primeiramente a questão que norteou o trabalho foi saber se Avaliação Educacional está a serviço da aprendizagem da comunidade educativa e de como os dados da avaliação chegam em duas escolas na cidade de Manaus e são interpretados pela mesma. Definimos como objetivo principal, analisar as implicações da Avaliação Educacional Externa na Organização do Trabalho Escolar (e na Prática Pedagógica) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista a relação entre os resultados do desempenho e a avaliação da aprendizagem. A abordagem documental e qualitativa nos oportunizou refletir sobre os modos pelos quais a avaliação externa chega à escola, por meio dos testes, da divulgação dos seus resultados, das mediações engendradas pela gestão do sistema de ensino junto às escolas. Com a abordagem documental, voltamo-nos para estudar, categorizar e analisar os documentos oficiais do Inep e da Secretaria de Educação, configuradora do campo empírico da pesquisa. Com a abordagem qualitativa realizamos processos diálogos em duas escolas vinculadas a um sistema de ensino municipal, utilizamos as procedimentos da abordagem da Análise de Conteúdo e do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefreve e Lefreve (2010), com os professores e alunos do 4º e 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por Crewell (2014) que aponta a investigação qualitativa mista, nos auxiliou na análise dos questionários contextuais. O conceito de Avaliação Educacional foi articulado com referência a diversos autores, tais como Luiz Carlos de Freitas (2002; 2003; 2007, 2013, 2014), Bernadete Gatti e Heraldo Viana, Adriana Bauer (2013), na parte histórica e política e reflexiva tivemos Horta Neto (2009; 2013; 2016; 2017; 2018), Sandra Zaika Souza (2012; 2013; 2016) Alícia Bonamino (1999; 2002; 2012; 2016), Dirce de Freitas 92007) e outros. Nilma Fontanive (2013) para as questões pedagógicas, Klein (2013) nas questões metodológicas dos instrumentos e na análise dos questionários contextuais Soares (2001; 2003; 2004; 2007; 2014; 2016). Avaliação e a relação com o currículo nos pautamos em Sacristán (1998; 2011; 2017).
Abstract: The present dissertation arises from the restlessness, as a professional, in the monitoring of schools, with performance results that needed to improve compared to the national average. First, the question that guided the work was to know if Educational Assessment is in the service of learning of the educational community and how the evaluation data arrive in two schools in the city of Manaus and are interpreted by the same. We define as main objective, to analyze the implications of the External Educational Evaluation in the Organization of School Work (and in the Pedagogical Practice) in the Initial Years of Elementary School, considering the relationship between the results of the performance and the evaluation of the learning. The documentary and qualitative approach allowed us to reflect on the ways in which external evaluation comes to school, through the tests, the dissemination of its results, the mediations engendered by the management of the school system in schools. With the documentary approach, we come back to study, categorize and analyze the official documents of the Inep and the Secretary of Education, configurator of the empirical field of research. With the qualitative approach, we carried out dialogues in two schools linked to a municipal education system, using the procedures of the Content Analysis approach and the Lefreve and Lefreve Collective Subject Discourse (2010), with the teachers and students of the 4th and 5th grades Year of the Initial Years of Elementary Education. And, by Crewell (2014) that points out the mixed qualitative investigation, helped us in the analysis of the contextual questionnaires. The concept of Educational Evaluation was articulated with reference to several authors, such as Luiz Carlos de Freitas (2002, 2003, 2007, 2013, 2014), Bernadete Gatti and Heraldo Viana, Adriana Bauer (2013), in the historical and political and reflective part we have had Horta Neto (2009, 2013, 2016, 2017, 2018), Sandra Zaika Souza (2012, 2013, 2016) and Bonina (1999, 2002, 2012, 2016), Dirce de Freitas 92007). Nilma Fontanive (2013) for the pedagogical questions, Klein (2013) on the methodological questions of the instruments and the analysis of the contextual questionnaires Soares (2001; 2003; 2004; 2007; 2014; 2016). Evaluation and the relationship with the curriculum we have in Sacristán (1998, 2011, 2017).
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação educacional externa
Organização do trabalho pedagógico
Prática pedagógica
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: COSTA, Lilianny Carvalho de Oliveira. Avaliação educacional e a organização do trabalho escolar: polissemias e desafios de integração!?. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7064
Data de defesa: 21-Jan-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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