???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7093
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O link do conhecimento: uma análise sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino à distância a partir de universidades públicas do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Leitão, Rafaelle Galvão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Denize Piccolotto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Evandro de Morais
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao longo de sua história, vêm se mostrando cada vez mais ativas na vida da humanidade. Por sua vez, em alguns momentos, sofrem com adversidades inerentes à sua capacidade de transmissão e interação. Para esta pesquisa, trabalharam-se as TIC na Educação a Distância (EaD), a partir de um olhar ecossistêmico, através da plataforma virtual Moodle, dentro do Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nesta dissertação, buscou-se analisar de que maneira as TIC vêm sendo trabalhadas na EaD e se é possível sua colaboração em tal modalidade de ensino. Para tal, utilizaram-se autores como Lévy (1999), Castells (2012), Maturana e Varela (1995), Martino (2011), Maia e Mattar (2007), e Luhmann (2011) para buscar o entendimento e ligação entre TIC, EaD e Ecossistemas Comunicacionais. A pesquisa concluiu que a utilização das TIC na EaD está ligada à autopoiese de Maturana e Varela, sendo uma rede fechada, mas capaz de se auto-organizar e se transformar de acordo com as necessidades e vontades que o meio implica em sua funcionalidade. Concluiu-se ainda, que os sistemas sociais de Luhmann (2011) estão presentes neste estudo, uma vez que a Educação a Distância tem seu ponto de partida na integração e interação social e cultural da sociedade.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICT), throughout its history, has proved to be increasingly active in the life of humanity. In turn, sometimes they suffer from their inherent adversities transmission capacity and interaction. For this research, we worked ICT in Distance Education (DE), from an ecosystem look through the virtual Moodle platform, within the Education Center (CED) Distance of the Universidade Federal do Amazonas (UFAM). In this dissertation, we attempted to analyze how ICT has been worked in distance education and if it’s possible its cooperation in this mode of education. To this end, we used authors like Levy (1999), Castells 2012), Maturana and Varela (1995), Martin (2011), Maia and Mattar (2007) and Luhmann (2011) to seek the understanding and connection between ICT , DL Ecosystems and Communicative. The research concluded that the use of ICT in distance education is connecting the autopoiesis of Maturana and Varela, with a closed network, but able to self organize and transform according to the needs and desires that means results in its functionality. It was also concluded that social systems Luhmann (2011) is present in this study, since the distance has its starting point in the integration and social and cultural interaction of society.
Keywords: Ecossistemas comunicacionais
Redes e processos comunicacionais
Tecnologias da informação e comunicação
Educação a distância
Ecossistemas comunicacionais
Ecosystems of communication
Networks and communicative processes
Information and communication technologie
Distance education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Informação e Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citation: LEITÃO, Rafaelle Galvão. O link do conhecimento: uma análise sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino à distância a partir de universidades públicas do Amazonas. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7093
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RafaelleLeitão_PPGCOM.pdf5.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.