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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7112
Tipo do documento: Tese
Título: A produção do conhecimento em educação física gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM: 1981 a 2014
Título(s) alternativo(s): the production of knowledge in physical education generated by FEFF-UFAM teacher dissertations and thesis: 1981 to 2014
Autor: Amaral, Sheila Moura do 
Primeiro orientador: Soares, Artemis de Araújo
Primeiro coorientador: Barbosa, Rita Maria dos Santos Puga
Primeiro membro da banca: Sánchez Gamboa, Silvio Ancisar
Segundo membro da banca: Nina, Afonso Celso Brandão
Terceiro membro da banca: Soares, Neiza Teixeira
Quarto membro da banca: Silva, Almir Liberato da
Resumo: O estudo trata de uma pesquisa doutoral com objetivo central de investigar a produção do conhecimento gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM. O percurso metodológico se configurou por um estudo de caso, com cunho exploratório descritivo e como procedimento, a análise bibliográfica e documental, além do uso do “esquema paradigmático ou matriz epistemológica”, um instrumento de pesquisa projetado para avaliar produção científica, com a combinação da técnica qualitativa e quantitativa utilizadas de forma complementar. As fontes foram constituídas pelas dissertações e teses dos docentes produzidas entre 1981 a 2014, bem como seus currículos lattes. As informações foram identificadas e analisadas através de fichamentos, formulários e tabulações estatísticas. Os resultados identificaram 33 dissertações e 18 teses, destacando-se o Sudeste como a região de maior realização dos estudos. As áreas temáticas dos estudos com maior destaque foi treinamento desportivo, no mestrado (39,39%) e, no doutorado, treinamento desportivo, Inclusão e diferença, com (22,23%). As problemáticas regionais foram destacadas com maior interesse nos estudos dos docentes, havendo no mestrado 22 (69,69%) no estado do Amazonas e no doutorado 9 (50%) também no Amazonas, esses indicadores denotam a relação das pesquisas com a identidade local e também com o desafio do pesquisador em traçar ações determinantes que se revertam em melhorias sociais. O instrumento de pesquisa mais utilizado pelos pesquisadores foram os testes, tanto no mestrado (48,7%) como no doutorado (30,4%). A pesquisa descritiva prevaleceu no mestrado com (29,4%) e doutorado (26,3%). As técnicas utilizadas foram de caráter quantitativo em ambos, mestrado (69,69%) e doutorado (44,44%). Sobre a abordagem epistemológica utilizada o predomínio foi da tendência empírico-analítico, mestrado (78,78%) e doutorado (61,11%). Os resultados indicam que os estudos evoluíram e acompanharam as tendências da EF no Brasil, no entanto, com raízes calcadas nas bases das ciências biológicas e nos aspectos tecnicistas. Concernente aos impactos nas demandas regionais os resultados apontam que mesmo em condições adversas houve sensíveis impactos oriundos das produções dos docentes da FEFF-UFAM no Amazonas.
Abstract: The study deals with a doctoral research with a central objective of investigating the production of the knowledge generated by the dissertations and theses of professors of FEFF-UFAM. The methodological course was configured by a descriptive exploratory case study and as a procedure, the bibliographical and documentary analysis, besides the use of the "paradigmatic scheme or epistemological matrix", a research instrument designed to evaluate scientific production, with the combination qualitative and quantitative techniques used in a complementary way. The sources were constituted by the dissertations and theses of the teachers produced between 1981 and 2014, as well as their lattes curricula. The information was categorized identified and analyzed through statistical files, forms and tabulations to obtain the critical analysis on the productions. The initial results identified 33 dissertations and 18 theses, highlighting the Southeast as the region with the highest achievement of the studies. Thematic areas of the studies with the most emphasis were sports training, in the master's degree (39.39%) and, in the doctorate, sports training, Inclusion and difference with (22.23%). The regional problems were highlighted with greater interest in the studies of the teachers, 22 (69.69%) in the state of Amazonas and in the doctorate 9 (50%) also in Amazonas. These indicators denote the relationship of research with local identity and also with the researcher's challenge in tracing decisive actions that lead to improvements social rights. The most used research instrument was the tests, both in the masters (48.7%) and in the doctorate (30.4%). The descriptive research prevailed in the master's degree with (29.4%) and doctorate (26.3%). The techniques used were quantitative in both, masters (69.69%) and PhD (44.44%). On the epistemological approach used the predominance was the empirical analytic tendency, master (78.78%) and doctoral (61.11%). The results indicate that the studies evolved and followed the trends of PE in Brazil, however, with roots based on the biological sciences and technical aspects. Concerning the impacts on the regional demands, the results show that even in adverse conditions there were sensitive impacts from FEFF-UFAM teachers' productions in Amazonas.
Palavras-chave: Produção do conhecimento
Educação física
Produção docente
Pós-graduação
Knowledge production
Physical education
Teachers
Postgraduate
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citação: AMARAL, Sheila Moura do. A produção do conhecimento em educação física gerado pelas dissertações e teses de docentes da FEFF-UFAM: 1981 a 2014. 2019. 73 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7112
Data de defesa: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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