???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom
Autor: Malta, Valcineide dos Santos 
Primeiro orientador: Oliveira, Disney Douglas de Lima
Primeiro membro da banca: Oliveira, Nilomar Vieira de
Segundo membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Resumo: Essa pesquisa analisou as contribuições da aprendizagem cooperativa, com o uso de tecnologia, no ensino de progressões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. Assim como, investigou os diferentes tipos de interação engajados nessa metodologia (aluno-professor, aluno-aluno, e aluno-conteúdo) com o objetivo de mostrar sua relevância no ensino, assim como refletir sobre como essa aprendizagem cooperativa mediada por tecnologia pode ser fator motivacional para o aprendizado dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de um trabalho coletivo onde todos são responsáveis pela aprendizagem do grupo. O estilo da Aprendizagem Cooperativa utilizada foi o método da "Investigação em Grupo" descrito por Slavin. Esse método foi mediado pelo ambiente virtual da google, o classroom. Foi verificado pelos resultados positivos desse trabalho que é possível atingir um número bem maior de alunos que alcançam a aprendizagem matemática em progressões.
Abstract: This research analyzed the contributions of cooperative learning, with the use of technology, in the teaching of progressions in two classes of the 1st year of High School in a state school in Manaus. As well, he investigated the different types of interaction engaged in this methodology (student-teacher, student-student, and student-content) in order to show their relevance in teaching, as well as to reflect on how this cooperative learning mediated by technology can be a factor motivation for students to learn mathematical knowledge. It is a collective work where everyone is responsible for group learning. The style of Cooperative Learning used was the "Group Research" method described by Slavin. This method was mediated by the google's virtual environment, the classroom. It was verified by the positive results of this work that it is possible to reach a much larger number of students who achieve mathematical learning in progressions.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa
Ambiente virtual
Progressão aritmética
Progressão geométrica
Classroom
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: MALTA, Valcineide dos Santos. O ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113
Data de defesa: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ValcineideMalta_PROFMAT.pdf4,36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons