???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Álisson Thiago Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8473846855998714por
dc.contributor.advisor1Castro Júnior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271por
dc.contributor.referee1Santos, Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038362442675384por
dc.contributor.referee2Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285por
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Álisson Thiago Barbosa. O uso de técnicas de aprendizagem cooperativa com o suporte de ferramentas do aparelho celular no processo de ensino-aprendizagem em biologia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7149-
dc.description.resumoAs escolas brasileiras apresentam vários problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, dentre eles estão a falta de motivação do aluno em aprender e o distanciamento do que é ensinado com o cotidiano. Paralelamente, as Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC’S estão cada vez mais incorporadas na sociedade, e servem de auxílio para a realização de atividades diárias e podem ser essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista a necessidade crescente de buscar novas maneiras de ensinar e aprender, desenvolveu- se este projeto que atrela o uso de um equipamento que a maioria possui, smartphone, com a técnica de investigação de grupos da Aprendizagem Cooperativa. Na Aprendizagem Cooperativa os alunos trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutindo a resolução de problemas de modo a facilitar a compreensão do conteúdo. O projeto foi aplicado em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Manaus e contou com uma amostra de 42 estudantes da segunda série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos tais como: questionários, fichas de observação, diário de classe e gravações de áudio. Esta investigação permitiu concluir que a aprendizagem cooperativa, atrelada ao uso de dispositivos móveis foi favorável para a interação dos alunos e possibilitou o desenvolvimento de atitudes e aprofundamento de conteúdos biológicos. Ficou evidente que os alunos apresentam dificuldades na realização do trabalho em grupo e necessitam de orientação para fazê-lo de forma eficiente. Os resultados da investigação mostram que a utilização do smartphone com as técnicas da aprendizagem cooperativa podem auxiliar alunos e professores na superação de problemas e que tal atividade apresenta potencial de replicação em outros componentes curriculares.por
dc.description.abstractBrazilians schools present several problems related to the teaching-learning process, among them are the student's lack of motivation to learn and the distance from what is taught with everyday life. At the same time, information and communication technologies-ICTs are increasingly incorporated in society and serve as an aid to choily activities and can be essential in the teaching-learning process. In view of the growing need to seek new ways of the teaching and learning, this project has been developed that links the use of a device that most of them own, smartphone, with the research techniques of coorporative learning groups. In coorporative learning, students work in small groups and help each other by discussing problem solving in order to facilitate understanding os content. The project was applied at a public school in the city of Manaus and had a sample of 42 students from the seconds grande of high school. For the collection of data instruments were used such as: questionnaires, observation shuts, ass and audio recordings. This research allowed us to conclude that coorporative learning, linked to the use of mobile devices was favorable for the interaction of the students and enable the development of attitudes and deepening of biological content. It became clear that students present difficulties in carrying out group work and need guidance to do it efficiently. The results of the research show that the use of smartphone with the techniques of coorporative learning can hel students and teachers in evercoming problems and that such activity has potential for replication in other curricular components.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/30680/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AlissonThiagoPereira_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.titleO uso de técnicas de aprendizagem cooperativa com o suporte de ferramentas do aparelho celular no processo de ensino-aprendizagem em biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlissonThiagoPereira_PPGECIM.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.