???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Luana Augusta de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0851949908156449por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193por
dc.contributor.referee1Ponciano, Nilton Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744por
dc.contributor.referee2Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398por
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to reflect on the use of the portfolio as an evaluation tool and, as specific, to discuss the use of the portfolio as an instrument for the evaluation of English language teaching and learning and to analyze students' perceptions regarding the applicability of this instrument. The theoretical framework included questions related to the evaluation based on Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), and portfolio as an evaluation tool, based on Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012, 2017) and Zubizarreta (2009). This research was based on the qualitative paradigm (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), using the case study (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) as methodology. The context of the research was the Military College of Manaus, and the participants were six students of the second year of high school, level A2B, according to the division established by the Common European Framework of Reference for languages. The data generation instruments selected for the research were the students' own portfolios, questionnaires and interviews. The results indicated that there was acceptability of the portfolio as an evaluative resource and was considered by the participants an instrument that provided and facilitated learning, promoting autonomy, freedom and responsibility. It was also highlighted that the conception of evaluation is still bound to test contents and numerically measure results. At the end of the work, we suggest possible pedagogical applications from this research and suggestions of future studies on the subject.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31619/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LuanaAra%c3%bajo_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectPortfólios em educaçãopor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePortfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de casopor
dc.title.alternativePortfolio as a student evaluation instrument in English language teaching and learning: a case studypor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuanaAraújo_PPGL.pdf5.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons