???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Adketlen Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186095611183160por
dc.contributor.advisor1Borges, Heloísa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333por
dc.contributor.referee1Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679por
dc.contributor.referee2Mourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114813953930900por
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.citationPINTO, Adketlen Queiroz. Ensino com Pesquisa na Formação de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7246-
dc.description.resumoA dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada: Ensino com Pesquisa na Formação de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/PARINTINS. O município de Parintins é o segundo mais populoso do estado do Amazonas, superado apenas pela capital. Sua população reflete as especificidades do contexto amazônico formada por ribeirinhos, indígenas, caboclos, agricultores, pequenos produtores, extrator, pescador, vaqueiro, lavrador e funcionários públicos, entre outros. Assim, a formação de professores para atender a esse contexto, necessita preparar os(as) futuros(as) professores(as) para lidarem com respeito e valorização aos diversos falares, escritas, imaginários, crenças e valores dos estudantes. A tessitura da pesquisa deu-se pelo seguinte questionamento: Como vem sendo desenvolvido o Ensino com Pesquisa na Formação dos Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/PARINTINS? A pesquisa teve como objetivo geral, analisar como se materializa o Ensino com Pesquisa na Formação de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins com vistas ao entendimento das contribuições, desafios e limitações no processo formativo de professor(a). Foi orientada por três objetivos específicos: 1) Aprofundar os estudos sobre a categoria de análise: Pedagogia, Formação de Professores(as) e Ensino com Pesquisa; 2) Conhecer a matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia; 3) Categorizar as atividades e metodologias utilizadas por professores(as) na formação do(a) pedagogo(a) da Instituição pesquisada, para identificar as propostas que constituem-se como uma perspectiva do Ensino com Pesquisa. As principais fontes de informações empíricas obtidas foram por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicado aos professores e estudantes respectivamente. Apoiou-se nos procedimentos metodológico da pesquisa: bibliográfica, documental e de campo, com foco numa abordagem qualitativa, pautou-se no método do materialismo histórico dialético. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o Ensino com Pesquisa é parcialmente presente no Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/UFAM. Pois, conforme a analise das entrevistas realizadas com os docentes e os dados obtidos pelo questionário, percebemos que estes não conseguiram conceituar claramente o que seja Ensino com Pesquisa, mas objetivaram-se em afirmar sua importância na formação e para sua futura prática docente, embora para os entrevistados, a pesquisa apareça como uma atividade não relacionada ao espaço da sala de aula. Assim, percebe-se que o Ensino com Pesquisa ainda é um desafio para os(as) professores(as) do colegiado de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ, visto que a articulação de Ensino e Pesquisa ainda é uma dificuldade encontrada. Palavras-chaves: Ensino com Pesquisa. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia.por
dc.description.abstractThe dissertation corresponds to the result of the research titled: Teaching with Research in Teacher Training(as) of the Degree in Pedagogy of ICSEZ / PARINTINS. The municipality of Parintins is the second most populous in the state of Amazonas, surpassed only by the capital. Its population reflects the specificities of the Amazonian context formed by riverine, indigenous, caboclos, farmers, small producers, extractor, fisherman, cowboy, farmer and public employees, among others. Thus, the training of teachers to attend to this context, need to prepare the future teachers to deal with respect and appreciation of the students' various discourses, imaginaries, beliefs and values. The research was based on the following question: How has the didactic methodology of Teaching with Research in the Training of Teachers of the Undergraduate Course in Pedagogy of ICSEZ / PARINTINS been developed? The aim of the research was to analyze how the Teaching with Research in Teacher Training (as) of the Undergraduate Course in Pedagogy of ICSEZ/Parintins is materialized in order to understand the contributions, challenges and limitations in the teacher training process. It was guided by three specific objectives: 1) To deepen the studies on the category of analysis: Pedagogy, Teacher Training; 2) To know the curricular matrix of the Pedagogical Project of the Course of Degree in Pedagogy; 3) To categorize the activities and methodologies used by teachers in the training of the pedagogue of the institution researched to identify the proposals that constitute a perspective of Teaching with Research. The main sources of empirical information were through semi-structured interviews and questionnaires applied to teachers and students respectively. It was based on the methodological procedures of the research: bibliographical, documentary and field, focusing on a qualitative approach, was based on the method of dialectical historical materialism. The research allowed to conclude, among other aspects, that Teaching with Research is partially present in the Course of Degree in Pedagogy of the ICSEZ / UFAM. For, according to the analysis of the interviews conducted with the teachers and the data obtained by the questionnaire, we realize that they have not been able to clearly conceptualize what Teaching with Research, but were aimed at affirming their importance in the formation and for their future teaching practice, although for the interviewees, the research appears as an activity unrelated to the space of the classroom. Thus, it can be seen that Teaching with Research is still a challenge for the professors of the degree in Pedagogy of ICSEZ, since the articulation of Teaching and Research is still a difficulty found. Keywords: Teaching with Research. Teacher training. Degree in Pedagogy.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/32018/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20AdketlenPinto_PPGE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/35522/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formação - Parintins (AM)por
dc.subjectEnsino superior - Pesquisapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleEnsino com pesquisa na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintinspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEnsino com pesquisapor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userLicenciatura em Pedagogiapor
dc.description.embargo09/07/2019 - 19/01/2021 22/01/2021 - 17/09/2021por
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ AdketlenPinto_PPGE.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.