???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCervino, Fábio Rivas Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7151056356012275por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958por
dc.contributor.referee2Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.citationCERVINO, Fábio Rivas Correia. Utilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções. 2019. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7251-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa investigar a relevância que alguns educandos do primeiro ano do ensino médio dão ao conteúdo de funções através de uma perspectiva invertida do ensino-aprendizagem do as- sunto, na qual o discente é visto como agente construtor do próprio conhecimento. Para elaboração deste trabalho foram revisitadas legislações educacionais como: LDB, BNCC e o PCN+ da disci- plina de matemática e, como metodologia, utilizamos princípios de modelagem matemática como chave para que os alunos construíssem e opinassem na elaboração de modelos que resolvessem matematicamente as situações cotidianas e das ciências. Além disso, associou-se ainda a pesquisa desenvolvida com o embasamento teórico da aprendizagem significativa na perspectiva de Moreira e das representações semióticas apresentada por Raymond Duval. As situações-problema foram elaboradas a priori pelo pesquisador, seguidas de orientações ao longo de um mês, com encon- tros semanais, e as visões destes eram verificadas através questionários semiestruturados aplicados para coleta de dados, os quais foram posteriormente compilados. Os resultados obtidos foram satisfatórios e confirmam/refutam pesquisas semelhantes.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the relevance that some students of the first year of high school give to the content of functions through an inverted perspective of teaching-learning of the subject, in which the student is seen as the agent constructing the knowledge itself. To elaborate this work, we have revisited educational legislation such as LDB, BNCC and the PCN + of the mathematics discipline and, as methodology, we use principles of mathematical modeling as a key for students to construct and give opinions in the elaboration of models that mathematically solve everyday situations and of Sciences. Besides, the research developed with the theoretical foundation of meaningful learning from the perspective of Moreira and the semiotic representations presented by Raymond Duval was also associated. The problem situations were elaborated a priori by the researcher, followed by orientations during a month, with weekly meetings, and the visions of these were verified through semistructured questionnaires applied for data collection, which were later compiled. The results were satisfactory and confirm/refute similar research.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/32050/Disserta%c3%a7%c3%a3o_F%c3%a1bioCervino_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)por
dc.subjectFunções (Matemática)por
dc.subjectModelos matemáticospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleUtilizando a modelagem matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funçõespor
dc.title.alternativeUsing the mathematical model to teaching-learning of the content of functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userAprendizagem significativapor
dc.subject.userSemióticapor
dc.subject.userModelagem matemáticapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FábioCervino_PROFMAT.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.