???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o sumário do tratado da natureza humana de David Hume
???metadata.dc.creator???: Almeida, Tertuliano Melo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Carlos Rubens de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Noronha, Nelson Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Celedón, Esteban Reyes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB nº 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução nº 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico. Palavras-chave: Ensino. Leitura compreensiva. David Hume. STNH.
Abstract: This dissertation has as its theme the reading of philosophical texts in the teaching of philosophy in the middle level of the Brazilian educational system and, in propositional terms, aims to offer a reading guide to the Summary of the Treaty of Human Nature, by David Hume. The target audience are students and teachers of philosophy of High School. The purpose of this study is to characterize the importance of reading philosophical texts for human formation. Two complementary problems command the work: one general and the other specific. The general problem is: How important is the use of philosophical text in the teaching of philosophy? What are your difficulties? How to guide high school students so they can read, understand and interpret important philosophical works? The specific problem is: How to make it possible to read, understand and interpret David Hume's Summary of the Human Nature Treatise by high school students? According to these two problems, the dissertation is divided into two parts: The first is a theoretical-critical study on the problems in the teaching of philosophy at the middle level, with bibliographical reviews of authors and documents that support education: LDB nº 9.394 (2009), Rondigigo (2009), Cerlietti (2009), Gallo and Kohan (2000), Porta (2007), Severino (2010), chitolina (2015), Silveira (2017). Emphasizing the issue of the use of the philosophical text in this teaching, its difficulties and the methodological resources that can be used to overcome the difficulties inherent in reading philosophical texts. The second section proposes a guide for teachers and high school students to help them read, understand and interpret David Hume's Summary of the Human Nature Treaty. The methodology will be the bibliographical research. And finally, in the conclusion, the contributions that this research can provide in terms of positive actions are reported, both for teachers and for students to minimize the difficulties inherent in the process of reading philosophical text. Keywords: Teaching. Comprehensive reading. David Hume. STNH.
Keywords: Filosofia - Ensino
Literatura filosófica
Hume, David, 1711-1776
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino da filosofia
Leitura compreensiva
David Hume
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: ALMEIDA, Tertuliano Melo de. Guia de orientação para docentes e discentes do ensino médio: ler, compreender e interpretar o Sumário do tratado da natureza humana de David Hume. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7277
Issue Date: 29-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TertulianoAlmeida_PPGFILO.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons