???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
Other Titles: A collaborative movel for Chemistry education based on educational game
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Marcela dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pio, José Luiz de Souza
First advisor-co: Couceiro, Paulo Rogério da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro, Thais Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mendonça, Andréa Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICTs) play an increasingly important role in science and mathematics education. Today, the biggest challenge is the most effective of technologies in order to satisfy the interests of teachers and students in relation to the teaching and learning processes. The objective of this work is to synthesize the inherent aspects of collaborative learning in a didactic-pedagogical strategy based on a mobile game, contributing to the teaching-learning process of Chemistry. This pedagogical strategy contributes to training and interaction between groups of students who share common goals for a solution of problems with interdependence to solve or accomplish tasks, interacting in the construction of knowledge. The strategy is consolidated in the form of mobile devices (smartphones, tablets, among others), thus providing, audiovisual resources availability, interaction facilitation, monitoring feasibility and the learning process. A developed methodology is based on Vygotsky's theory in which the student's cognitive development occurs through the interaction between the media and the media through the use of instruments. The achieved results are associated with increased self-realization of students, promotion of greater motivation to learn, and encouragement of more frequent use of new information and communication technologies, favoring the development of critical capacity through discussions as well as clarification. the ideas and ideas of ideas originated from colleagues. This work can be used as a support tool in public classes, being easily adaptable as science classes, becoming more interesting and dynamic, attending to the interests of all those involved in the teaching-learning process of science and mathematics.
Keywords: Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarcelaBarbosa_PPGECIM.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons