???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
Título(s) alternativo(s): Combination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students.
Autor: Silva, Thiago Costa da 
Primeiro orientador: Oliveira, Nilomar
Primeiro membro da banca: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
Segundo membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Resumo: Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.
Abstract: This work aims to help students and teachers in the combinatorial analysis, which is considered one of the most complex in mathematics, because it requires a potentialized reasoning to solve problems. Due to all the difficulties encountered by students and teachers such as both applied methodologies learning and lack of continuity of content, for example, this is only learned in the 2nd year of high school, we present concepts of combinatorial analysis topics such as Fundamental Principle of Counting, Permutations, Arrangements and Combinations, associated with various application problems for better understanding, as well as topics not much explained in basic education such as Inclusion-Exclusion Principle and Dirichlet Drawer Principle or Pigeon Houses Principle. We take the opportunity to present Olympics problems in several levels with solutions in many ways. Through analysis of NCP's and PROFMAT dissertations, we have demonstrated the importance of combinatorial analysis and its lag in high school students, as well as the need for its teaching in elementary school.
Palavras-chave: Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
???metadata.dc.subject.user???: Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
Data de defesa: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ThiagoSilva_PROFMATDocumento Principal1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.