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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Evasão de alunos em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: caracterização e efeitos de uma reestruturação curricular
Other Titles: The evasion of students in a degree in biological science course: characterization and effects of curricular restructuring
???metadata.dc.creator???: Santos, Jardel Claudino Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gasnier, Thierry Ray Jehlen
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fonsberg, Maria Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão de estudantes de cursos de licenciatura é um dos principais problemas no atendimento da demanda crescente de professores de nível fundamental e médio e tem sido preocupação de políticas públicas. O fenômeno da evasão é complexo, condicionado a diversos fatores inter-relacionados, varia entre áreas do conhecimento, entre cursos de uma mesma áreae ao longo do tempo dentro de um mesmo curso, de forma que a influência de alguns fatores ainda não está bem compreendida. Na década de 2000, os cursos de licenciatura pelo país passaram por mudanças curriculares, sob as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores, que poderiam influir sobre o fenômeno da evasão discente em licenciaturas. Neste contexto, buscamos avaliar os fatores que influem na evasão em nocurso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas, no período de 1997 a 2010, antes e depois de uma reestruturação curricular em 2003. Investigamos as causas de desistência de alunos evadidos e a persistência de alunos formados em diferentes anos e comparamos as causas de desistência e persistência em um currículo de licenciatura como única opção que se transformou em licenciatura por opção. Participaram deste estudo 16 ex-alunos (oito evadidos e oito formados) do curso, para preenchimento de questionário e realização de entrevista. Analisamos o Projeto Político Pedagógico de 2003 e comparamos as estruturas curriculares de 1986 (currículo anterior) e 2003 e utilizamos o método de análise do conteúdo para avaliar as entrevistas. Verificamos que os motivos de evasão no curso envolveram a incompatibilidade de carga horária do curso e o tempo para atividades pessoais, dificuldades relacionadas ao desempenho nas disciplinas, o desinteresse ou falta de perspectiva com a carreira docente, incluindo as baixas perspectivas salariais e as condições de trabalho da profissão, excesso de ênfase em conteúdos biológicos em detrimento aos conteúdos pedagógicos, eventuais abalos psicológico durante a vivência acadêmica e as dificuldades financeiras. A reestruturação curricular de 2003 contribuiu por dar a opção de escolha ao estudante entre um curso de licenciatura e um de bacharelado e permitiu dar uma ênfase melhor à formação docente. Entretanto verificamos que pouco contribuiu a identidade docente e redução da evasão discente. Discutimos as características da evasão neste curso comparando nossos resultados com outros estudos sobre evasão em licenciaturas e a necessidades de ações complementares às Diretrizes Curriculares Nacionais para se trabalhar a identidade docente durante o curso, o que poderia reduzir a evasão durante o curso e determinar uma inserção mais efetiva na profissão.
Abstract: The evasion of undergraduate students is one of the main problems in attending the growing demand of primary and secondary teachers and has been a concern of public policies. The phenomenon of evasion is complex, conditioned by several interrelated factors, varies between areas of knowledge, between courses in the same area and over time within the same course, so that the influence of some factors is still not well Understood. In the 2000s, undergraduate courses across the country underwent curricular changes, under the National Curriculum Guidelines for Teacher Formation (“Licenciatura”), which could influence the phenomenon of student dropout in undergraduate degrees. In this context, we sought to evaluate the factors that influence evasion in the undergraduate course in Biological Sciences of the Federal University of Amazonas from 1997 to 2010, before and after a curricular restructuring in 2003. We investigated the causes of dropout of students evaded and the persistence of students graduated in different years and we compared the causes of dropout and persistence in a degree curriculum in “Licenciatura” in Biological Science compared to a new curriculum of Biological Science with “Licenciatura” as option from the beginning. Sixteen students from the course (eight evaded and eight graduated) participated in this study, to complete a questionnaire and conduct an interview. We analyzed the Pedagogical Political Project of 2003 and compared the curricular structures of 1986 (previous curriculum) and 2003 and used the content analysis method to evaluate the interviews. We verified that the reasons for avoidance in the course involved the incompatibility of the course workload and the time for personal activities, difficulties related to performance, disinterest or lack of perspective with the teaching career, including the low salary perspectives and the conditions of work of the profession, excessive emphasis on biological content in detriment of pedagogical contents, possible psychological upsets during the academic experience and financial difficulties. The curricular restructuration of 2003 contributed to give to the student the option of choosing between a bachelor’s degree and a “Licenciatura” course and allowed a better emphasis to be placed on teacher education. However, we verified it contributed little to the teaching identity and reduction of student dropout. We discussed the characteristics of dropout in this course comparing our results with other studies on dropout in undergraduate degrees and the need of complementary actions to the National Curriculum Guidelines to work on the teaching identity during the course, which could reduce dropout during the course and determine an insertion more effective in the profession.
Keywords: Ensino - Orientação profissional
Formação de professores em ciências biológicas
Motivação na educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: CURRÍCULO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Evasão
Licenciatura
Ciências biológicas
Reestruturação curricular
Motivação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Jardel Claudino Pereira. Evasão de alunos em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: caracterização e efeitos de uma reestruturação curricular. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7432
Issue Date: 31-Jan-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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