???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Daniel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646058639269504por
dc.contributor.advisor1Noronha, Nelson Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444por
dc.contributor.referee1Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181260521011038por
dc.contributor.referee2Ghedin, Evandro Luiz-
dc.contributor.referee3Costa, Deodato Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170por
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationCRUZ, Daniel da Silva. Filosofia e currículo: análise da proposta curricular do Ensino Médio para a disciplina de Filosofia do Estado do Amazonas. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7507-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa explicitar a concepção filosófica da Proposta Curricular do Ensino Médio de Filosofia do Estado do Amazonas (PCAM-Filo) a fim de avaliar sua constituição e efetividade na formação de seus estudantes. Especificamente, os objetivos adotados são: demonstrar que o currículo é uma ferramenta de controle do Estado, inserida nos contextos políticos e educacionais; examinar criticamente a relação entre a PCAM-Filosofia e os documentos oficiais de orientação curricular que a embasam, quanto às suas concepções e objetivos; diagnosticar quais as principais dificuldades relatadas pelos professores de Filosofia de Manaus – AM, em relação ao uso da PCAM -Filosofia na realidade escolar, por meio de aplicação de questionário. A primeira parte da investigação consiste na pesquisa bibliográfica e documental onde será utilizada como obra principal: Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault, além da proposta curricular e os documentos de orientação curricular que a fundamentaram. A segunda parte do estudo caracteriza-se pela pesquisa de campo junto aos professores de Filosofia que atuam no Ensino Médio pela Secretaria de Estado e Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), no município de Manaus-AM. Ao final será confrontado o resultado da pesquisa de campo com a análise da proposta curricular.por
dc.description.abstractThis research aims to explain the philosophical conception of the Curriculum Proposal of the High School of Philosophy of the State of Amazonas (PCAM-Filo) in order to evaluate its constitution and effectiveness in the formation of its students. Specifically, the objectives adopted are: to demonstrate that the curriculum is a state control tool, inserted in the political and educational contexts; critically examine the relationship between PCAM-Philosophy and the official curriculum guidance documents that underpin it, regarding their conceptions and objectives; to diagnose the main difficulties reported by teachers of Philosophy of Manaus - AM, in relation to the use of PCAM-Philosophy in school reality, by applying a questionnaire. The first part of the research consists of bibliographic and documentary research where it will be used as the main work: Watch and Punish: Birth of Prison (1975), by Michel Foucault, in addition to the curriculum proposal and the curriculum guidance documents that supported it. The second part of the study is characterized by field research with philosophy teachers who work in high school by the State Department and Education and Quality of Education (Seduc-AM), in the municipality of Manaus-AM. At the end, the result of the field research will be confronted with the analysis of the curriculum proposal.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/35333/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DanielCruz_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFilosofia (Ensino médio) - Manaus (AM)por
dc.subjectFilosofia (Ensino médio) - Estudo e ensino - Manaus (AM)por
dc.subjectProfessores de filosofia - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIApor
dc.titleFilosofia e currículo: análise da proposta curricular do Ensino Médio para a disciplina de Filosofia do Estado do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userFilosofiapor
dc.subject.userCurrículopor
dc.subject.userEnsinopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DanielCruz_PPGFILO.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons