???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7515
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A questão do método em Descartes: abordagem metodológica para o ensino de filosofia no nível médio
???metadata.dc.creator???: Amoêdo, Jacklene Briglia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nogueira, Jocélia Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.description.resumo???: A questão do método é uma discussão antiga no meio acadêmico, e, ainda se constitui como um problema difícil de ser superado, principalmente no âmbito da Filosofia onde encontra profundas resistências. Entender como e por que um filósofo ou um pensador desenvolve suas ideias e as expõe em sua obra, não é tarefa muito fácil, pois o autor está sempre sujeito a diferentes e até distorcidas interpretações. O objetivo desta dissertação é compreender o método da forma expressada no pensamento do filósofo francês René Descartes em obras como: Regras para a Direção do Espírito, Discurso do Método, Meditações Metafísicas e Princípios da Filosofia, na perspectiva de compreendendo a questão do método a partir de Descartes seja possível adotar-se caminhos ou maneiras de caminhar para buscar superar os problemas de ensino e aprendizagem atualmente enfrentados pelos professores de Filosofia. A nossa preocupação enquanto docente do ensino médio é desenvolver atividades de intervenção metodológica para o ensino de Filosofia, em virtude de determinadas questões-problemas surgidas em sala de aula. Sendo assim, para desenvolver este trabalho em Descartes, e, no propósito de elaborar atividades práticas e significativas para o ensino e aprendizagem de Filosofia, procuramos subsídio em trabalhos de importantes pesquisadores e estudiosos da atualidade como Cerletti, Silveira, Chitolina, Lídia Rodrigo e Sílvio Gallo que dedicam seu tempo à questão da necessidade do professor adotar métodos de ensino de Filosofia, em especial, para o nível médio.
Abstract: The question of method is an old discussion in academia, and it is still a difficult problem to overcome, especially in the field of philosophy where it encounters deep resistance. Understanding how and why a philosopher or thinker develops his ideas and expounds them in his work is not an easy task, since the author is always subject to different and even distorted interpretations. The aim of this dissertation is to understand the method as expressed in the thought of the French philosopher René Descartes in works such as: Rules for the Direction of the Spirit, Method Discourse, Metaphysical Meditations and Principles of Philosophy, from the perspective of understanding the method question from de Descartes, it is possible to adopt ways or ways of walking to overcome the teaching and learning problems currently faced by philosophy teachers. Our concern as a high school teacher is to develop methodological intervention activities for the teaching of philosophy, due to certain problem issues that arise in the classroom. Therefore, in order to develop this work in Descartes, and in order to elaborate practical and meaningful activities for the teaching and learning of philosophy, we seek subsidy in the works of important researchers and current scholars such as Cerletti, Silveira, Chitolina, Lídia Rodrigo and Silvio. Gallo who devote their time to the question of the teacher's need to adopt methods of teaching philosophy, especially for the secondary level.
Keywords: Filosofia - Estudo e ensino
Descartes, René, 1596-1650
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Filosofia
Descartes
Questão do método
Ensino médio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: AMOÊDO, Jacklene Briglia. A questão do método em Descartes: abordagem metodológica para o ensino de filosofia no nível médio. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7515
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JackleneAmoêdo_PPGFILO.pdf3.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.