???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7531
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Experimentações pedagógicas para crianças com deficiência visual
???metadata.dc.creator???: Silva, Andressa Rodrigues da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Duarte
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo Analisar como experimento pedagógico auxilia na construção das noções da criança com deficiência visual acerca do mundo natural nos anos iniciais. Para alcançar esse objetivo primeiramente foi Identificado às concepções espontâneas dos estudantes sobre as noções de mundo natural, Verificaram-se como as experiências sensoriais auxiliam no processo de aprendizagem desses estudantes, Elencamos como os discentes constroem seus conhecimentos e Refletimos como a prática pedagógica favorece a aprendizagem dos discentes, tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como as crianças com deficiência visual constroem as noções sobre o mundo natural a partir da mediação pedagógica? E para responder essa pergunta nós usamos as seguintes questões norteadoras: Quais abordagens pedagógicas deveriam ser realizadas para que crianças com deficiência visual possam ter uma apreensão sobre as noções do mundo natural? Qual seria o papel do professor nesse processo de formação educacional da criança? Como as relações familiares e sociais da criança interferem no seu aprendizado? Nesse estudo os sujeitos da pesquisa foram três alunos da Rede Estadual Pública de Manaus especialista no Ensino de crianças com deficiência visual, tendo entre 4 a 15 anos, estavam regularmente matriculados no ensino fundamental I. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, sendo a sua abordagem do tipo observação participante, sendo os instrumentos de coleta de dados a observação participante, experimentos lúdicos, entrevistas com pais e professores. Nesses experimentos pedagógicos observou-se que a ludicidade é uma facilitadora do processo de aprendizagem, em que no desenvolvimento todos mostraram “prazer funcional” em relação ao que foi proposto para eles, realizando um faz de conta, uma generalização de objetos, experiências vivenciadas e esse conhecimento empírico advêm do meio familiar. O nosso aporte teórico foi de cunho construtivista no estágio de desenvolvimento da criança, na construção de seu conhecimento durante a fase escolar, se entrelaçando também dentro desse processo a corporeidade e a autonomia e heteronomia do discente. Nos resultados e discussões verificamos que há um comprometimento dos docentes no processo escolar que constroem diferentes atividades para contribuir na formação da criança, com mais variados tipos de materiais, realizando as adaptações necessárias para ele. A relevância do trabalho é muito grande, pois ele mostrou parte do trabalho pedagógico feito com as crianças, os discentes de forma lúdica nos mostraram um pouco de suas experiências familiares, suas preferências que talvez possam apontar caminhos para a atuação docente com estudantes com as mesmas especificidades. Palavras chave: deficiência visual, mediação pedagógica, construção do conhecimento, mundo natural.
Abstract: The present work aimed to analyze how the pedagogical experiment assists in the construction of the notions of the visually impaired child about the natural world in the initial years. To reach this goal was first identified with spontaneous conceptions of students on the notions of natural world, as sensory experiences help in the learning process of these students, we learn how the students construct their knowledge and reflect how the pedagogical practice favors the students' learning, having as a research problem the following question: How do visually impaired children construct the notions about the natural world from pedagogical mediation? And to answer this question we use the following guiding questions: What pedagogical approaches should be undertaken so that visually impaired children may have an apprehension about the notions of the natural world? What would be the role of the teacher in this educational process of the child? How do the child's family and social relationships interfere with their learning? In this study the subjects of the research were three students of the State Public Network of Manaus, a specialist in Teaching children with visual impairment, between 4 and 15 years old, were regularly enrolled in elementary education I. The research carried out is of a qualitative nature, and its approach is ethnographic, with the instruments of data collection being participant observation, play experiments, interviews with parents and teachers. In these pedagogical experiments it was observed that playfulness is a facilitator of the learning process, in which in the development all showed curiosity in relation to what was proposed for them, realizing an account, a generalization of objects, lived experiences and this empirical knowledge come from the family environment. Our theoretical contribution was Piaget in the development stage of the child, in the construction of his knowledge during the school phase, also intertwining within this process the body and the autonomy and heteronomy of the student. In the results and discussions we verified that there is a commitment of the teachers in the school process that construct different activities all the time to contribute to the formation of the child, with more varied types of materials, making the necessary adaptations for the same, the relevance of the work is very great , because he showed part of the pedagogical work done with the children, the students in a playful way showed us a little of their family experiences, their preferences that maybe can point out ways for students with the same specificities. Keywords: visual deficiency, pedagogical mediation, knowledge construction, natural world.
Keywords: Crianças com deficiência visual
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Deficiência visual
Mediação pedagógica
Construção do conhecimento
Mundo natural
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Andressa Rodrigues da. Experimentações pedagógicas para crianças com deficiência visual. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7531
Issue Date: 19-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndressaSilva_PPGECIM.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons