???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas
Other Titles: Tactical design in autonomous industry social services: a case study at SENAI Amazonas
???metadata.dc.creator???: Benevides Júnior, Acursio Ypiranga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mota, Sheila Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Augusto Cézar Barreto
???metadata.dc.description.resumo???: Por ser o design uma atividade interativa, dinâmica e democrática é de possível assimilação pelas diversas áreas do conhecimento e da atividade humana. Pensar como design – design thinking - é um método que pode ser utilizado em várias profissões de maneira interdisciplinar, principalmente no momento atual, em que as organizações brasileiras se adaptam ao novo cenário da inovação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, instituição organizada e administrada pela CNI, é um dos centros estratégicos para alinhar as ofertas de educação profissional com as demandas deste setor produtivo e oferece educação profissional em todos os estados. É expressa, direta e intencional a relação do design thinking com o projeto programático da indústria brasileira, no suporte ao cumprimento de seus objetivos estratégicos, mediante implementação de programas do Itinerário Nacional SENAI de Inovação na rede inter-regional das escolas profissionalizantes do setor, com vistas a obter crescimento na competência para a inovação e competitividade, utilizando-se da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Esta dissertação corresponde a um estudo de caso de Design Tático na Implementação de Programa de Inovação em entidades de Educação Tecnológica do SENAI Amazonas. Utilizando-se do método design thinking - especificamente, da Stanford d.school e do Tim Brown – para guiar os passos da implementação, a proposta objetiva: (1) estruturar, a partir das análises da experiência do projeto piloto, um método para ser utilizado na implementação do programa de inovação; (2) executar um projeto piloto que espelhe as nuances enfrentadas pela implementação de programa de inovação na educação tecnológica de entidades do Sistema S; e (3) implementar, a partir do design tático, o programa de inovação na educação tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os resultados tanto impuseram uma nova abordagem à educação profissional do sistema, como conectaram a estratégia da entidade frente às novas perspectivas da aprendizagem industrial em nível nacional.
Abstract: Because design is an interactive, dynamic and democratic activity, it is possible to assimilate the various areas of knowledge and human activity. Thinking as design - design thinking - is a method that can be used in various professions in an interdisciplinary manner, especially at the present time, when Brazilian organizations adapt to the new scenario of innovation. The National Service for Industrial Learning - SENAI, an institution organized and administered by CNI, is one of the strategic centers for aligning vocational education offerings with the demands of this productive sector and offers vocational education in all states. It is expressed, direct and intentional relationship of design thinking with the programmatic design of the Brazilian industry, in supporting the achievement of its strategic objectives, by implementing Innovation SENAI National Route of programs in inter-regional network of vocational schools in the sector, aiming at increasing the competence for innovation and competitiveness, using the SENAI Professional Education Methodology - MSEP. This dissertation corresponds to a case study of Tactical Design in the Innovation Program Implementation in Technological Education entities of SENAI Amazonas. Using the design thinking method - specifically, Stanford d.school and Tim Brown - to guide the implementation steps, the proposal aims to: (1) structure, from the analysis of the pilot project experience, a method to be used in the implementation of the innovation program; (2) carry out a pilot project that mirrors the nuances faced by the implementation of an innovation program in technological education of System S entities; and (3) implement, based on tactical design, the technological education innovation program of the National Industrial Learning Service. The results both imposed a new approach to the system's vocational education and linked the entity's strategy to the new perspectives of industrial learning at national level.
Keywords: Projeto de trabalho
Aprendizagem industrial
Ensino profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Design Tático
Inovação
Sistema S
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: BENEVIDES JÚNIOR, Acursio Ypiranga. Design tático nos serviços sociais autônomos da indústria: um estudo de caso no SENAI Amazonas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7556
Issue Date: 30-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AcursioBenevidesJúnior_PPGD.pdf28.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons