???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
Other Titles: An interdisciplinary approach to Physics and Biology as a strategy for the study of energy in the human body
???metadata.dc.creator???: Maciel, Tamirys Adriane Mendes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gil, Antonio Xavier
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Renato Henrique de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: Este Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdisciplinar de Física e Biologia, poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no corpo humano?”; que nos remeteu as seguintes questões norteadoras: 1) Que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade para o estudo da energia no corpo humano?; 2) Que proposta metodológica interdisciplinar poderia ser desenhada para o estudo da Energia no Corpo Humano?; 3) Quais estratégias interdisciplinares estão sendo utilizadas pelos professores de Física e biologia em sala de aula?; 4) De que Maneira a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo interdisciplinar da Energia no corpo humano?; e que para tal temos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade voltada para o estudo da Energia no Corpo Humano; 2) Desenhar uma proposta metodológica que utilize a interdisciplinaridade para o estudo da Energia no Corpo Humano;3) Fazer o levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; 4) Analisar como a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo da Energia no Corpo Humano; que será realizado em quatro momentos: No primeiro momento, foi feita uma sondagem inicial, através de uma pesquisa bibliográfica; no segundo momento, fez-se o desenho de uma metodologia que utilizou como estratégia de ensino a interdisciplinaridade de Física e Biologia para o estudo da Energia no Corpo Humano. no terceiro momento, fez-se levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; e no quarto momento, fez-se a implementação da proposta metodológica desenhada para analisar a sua efetividade ao estudo da Energia no Corpo Humano; para a coleta de dados utilizou-se: no terceiro momento, uma entrevista inicial de perguntas abertas com os professores e no quarto momento um uma entrevista final com os professores e um questionário estruturado inicial e final com os alunos antes e após a implementação. Para verificar a aprendizagem, fez-se em cada uma das três atividades uma avaliação inicial e final; e o tratamento dos dados foi através de: 1) Análise de Conteúdo e Categorização para as entrevistas de perguntas abertas; 2) Análise Estatística, com utilização da escala Likert para os questionários estruturados e uso do programa Excel para a construção dos gráficos e interpretação das respostas dos alunos nos questionários; 3) Quadro de associação de ideias, para as análises cruzadas, 4) Tamanho de Efeito da teoria de Cohen (d) para medir o grau de significância. Traz como contribuição Científica o desenho de uma proposta interdisciplinar para utilização em sala de aula. A justificativa dessa pesquisa é pelo interesse da melhoria da qualidade do ensino; pela contribuição com uma estratégia de aplicação interdisciplinar ao estudo da energia no corpo humano; e proporcionar discussões para novas pesquisas e propostas didático-pedagógicas. Desta forma defendemos que “Uma estratégia interdisciplinar de Física e biologia pode contribuir significativamente para o estudo da energia no corpo humano”, e os resultados que esperamos alcançar é que a metodologia desenhada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Física e biologia.
Abstract: This project has as its general objective "To analyze how a methodology that uses interdisciplinarity as a strategy could contribute to the improvement of the study of Energy in the Human Body; part of the following scientific problem "How could a Methodology, with interdisciplinary strategy of Physics and Biology, contribute to the improvement of the study of Energy in the human body?"; who referred us to the following guiding questions: 1) What research uses interdisciplinarity to study energy in the human body?; 2) What interdisciplinary methodological proposal could be designed for the study of Energy in the Human Body?; 3) What interdisciplinary strategies are being used by physics and biology teachers in the classroom?; 4) How could the proposal drawn contribute to the interdisciplinary study of Energy in the human body?; and that to do so we have the following specific objectives: 1) Identify that research uses interdisciplinarity aimed at the study of Energy in the Human Body; 2) To design a methodological proposal that uses interdisciplinarity for the study of Energy in the Human Body;3) To survey the use or not of interdisciplinarity as a didactic strategy by physics and biology teachers; 4) Analyze how the proposal drawn could contribute to the study of Energy in the Human Body; which will be carried out in four moments: At first, an initial survey was conducted through a bibliographic research; at the second moment, a methodology was designed that used as a teaching strategy the interdisciplinarity of Physics and Biology for the study of Energy in the Human Body. in the third moment, we surveyed the use of interdisciplinarity or not as a didactic strategy by physics and biology teachers; and in the fourth moment, the methodological proposal designed to analyze its effectiveness to the study of Energy in the Human Body was implemented; for data collection, an initial interview of open questions with teachers was used and in the fourth moment a final interview with teachers and an initial and final structured questionnaire with students before and after Implementation. To verify learning, an initial and final evaluation was performed in each of the three activities; and the processing of the data was through: 1) Content Analysis and Categorization for open question interviews; 2) Statistical Analysis, using the Likert scale for structured questionnaires and use of the Excel program for the construction of graphs and interpretation of students' responses in questionnaires; 3) Frame of association of ideas, for cross-analysis, 4) Effect Size of Cohen theory (d) to measure the degree of significance. It brings as scientific contribution the design of an interdisciplinary proposal for use in the classroom. The justification of this research is in the interest of improving the quality of teaching; contribution with an interdisciplinary application strategy to the study of energy in the human body; and provide discussions for new research and didactic-pedagogical proposals. Thus we argue that "An interdisciplinary strategy of Physics and biology can contribute significantly to the study of energy in the human body", and the results that we hope to achieve is that the methodology designed contributes to the process of teaching-learning of Physics and biology.
Keywords: Ensino - Metodologia
Biologia - Ensino
Física - Ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Interdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Biologia e Física
Metodologia de Ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MACIEL, Tamirys Adriane Mendes. Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
Issue Date: 29-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TamirysMaciel_PPGECIM.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.