???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
Other Titles: A study of combinatorial analysis via set theory
???metadata.dc.creator???: Pantoja, Carlos Adalto Seixas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jacinto, Flávia Morgana de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moraes, Nadime Mustafa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta alguns conceitos primitivos de conjuntos, além de algumas definições de funções indispensáveis para construção do tema. A justificativa para o seu estudo é propor mais uma forma de viabilizar o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória, uma vez que boa parte dos docentes de matemática da Educação Básica consideram Combinatória um conteúdo complicado de ser ensinado e compreendido de uma forma que apresente algum sentido real para os discentes, que são induzidos à memorização mecânica de fórmulas prontas e a aplicação das mesmas à resolução de imensas listas de exercícios na tentativa de compreender tal conteúdo. Neste sentido, primeiramente, apresentaremos alguns conceitos e definições de conjuntos e funções que servirão como base para a construção do nosso trabalho, servindo também como auxílio para o professor trabalhar o ensino de combinatória em sala de aula, da maneira que propomos neste projeto de ensino, fazendo aplicações de combinatória com uma visão de conjunto. Ao longo do trabalho iremos abordar alguns tópicos de análise combinatória sem, inicialmente, mencionarmos fórmulas, ou seja, trabalharemos sempre exemplos simples e de fácil compreensão para a construção das fórmulas, dando a estas algum sentido concreto e real, em vez de só apresentá-las com a finalidade de memorização. É mais imperativo fazer o aluno trabalhar um problema construindo a solução do mesmo por meio dos conceitos que serão propostos e aplicá-lo na questão, ao invés de memorizar um determinado exercício ou outro, porque sabemos que desta maneira, quando deparar-se com um outro problema que envolva um novo conceito, não será capaz de resolvê-lo. Pensando nisso, propomos alguns projetos e atividades que podem ser trabalhados em sala de aula com o auxílio do Software Livre Educacional Geogebra - versão 6.0.529. Por fim, abordamos situações problemas com o objetivo de instigar nossos leitores a visualizar outros problemas de combinatória de maneira que possa sugerir ou propor soluções interpretativas baseadas na linguagem dos conjuntos, além de efetuar soluções algébricas, tendo como base os princípios, conceitos e definições de contagem.
Abstract: This work presents some primitive concepts of sets, as well as some definitions of indispensable functions for the construction of the theme. The justification for his study is to propose another way to make Combinatorial Analysis Teaching-Learning feasible, since most Mathematics teachers of Basic Education consider Combinatorial a complicated content to be taught and understood in a way that has some meaning. real for students, who are induced to the mechanical memorization of ready formulas and their application to the solving of huge lists of exercises in an attempt to understand such content. In this sense, firstly, we will present some concepts and definitions of sets and functions that will serve as the basis for the construction of our work, also serving as an aid for the teacher to work the combinatorial teaching in the classroom, as we propose in this teaching project. , making combinatorial applications with an overview. Throughout the work we will cover some topics of combinatorial analysis without first mentioning formulas, that is, we will always work with simple and easy to understand examples for the construction of formulas, giving them some concrete and real meaning, instead of just presenting them. them for the purpose of memorization. It is more imperative to make the student work on a problem by constructing its solution through the concepts that will be proposed and apply it to the question, rather than memorizing a particular exercise or another, because we know that when we come across a problem. Another problem that involves a new concept will not be able to solve it. With that in mind, we propose some projects and activities that can be worked out in the classroom with the help of Geogebra Educational Free Software - version 6.0.529. Finally, we approach problem situations in order to prompt our readers to visualize other combinatorial problems. so that it can suggest or propose interpretative solutions based on the language of the sets, besides making algebraic solutions, based on the principles, concepts and definitions of counting.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Teoria dos conjuntos
Funções (Matemática)
Análise combinatória
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
???metadata.dc.subject.user???: Combinatória
Conjunto
Funções
Cardinalidade
Permutações
Arranjos
Combinações
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: PANTOJA, Carlos Adalto Seixas. Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606
Issue Date: 26-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CarlosAdaltoPantoja_PROFMAT.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons