???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Carlos Henrique Abreu dos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0887A4673E7B94955D5A74BFF95CFE6E#por
dc.contributor.advisor1Souza, Renato Henriques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711por
dc.contributor.referee1Gil, Antonio Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5057484902608817por
dc.contributor.referee2Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240por
dc.date.issued2019-10-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Henrique Abreu dos. A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662-
dc.description.resumoA dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da biologia, pode contribuir para a formação de seus conceitos científicos. Este questionamento nos remeteram aos seguintes norteadores: em que medida a interação entre aprendiz, sujeitos e ambiente pode implicar na formação de conceitos no que diz respeito à biologia? Outrossim: de que maneira o espaço não formal do Museu da Amazônia - MUSA pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem para a formação de conceitos científicos? Partindo desses pressupostos apresentamos os seguintes objetivos específicos: Relacionar o conhecimento do aluno e o teórico formal com os sujeitos e os espaços não formais, mediado pelo professor e subsidiado pela experimentação. E ainda: Verificar como o espaço não formal do MUSA possibilita ao professor de biologia utilizá-lo com recurso no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto a pesquisa seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, investigação das potencialidades do espaço não formal onde ocorreu a pesquisa, coleta de dados, leitura, interpretação e análise dos dados; cuja coleta de dados foi realizada utilizando-se: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, bem como a captação de áudio; o tratamento dos dados foi realizado através da análise textual discursiva. A pesquisa propôs contribuir cientificamente como um estudo de investigação do processo ensino-aprendizagem no que tange a formação de conceitos a partir do uso de um espaço não formal. Justificou-se o estudo pela necessidade de investigar como esses processos ocorrem e que instrumentos podem contribuir para o sucesso da aprendizagem dos alunos.por
dc.description.abstractThe dissertation presented here aims as a general objective; investigate the formation process of Science concepts in the methods of teaching from the use of a non-formal space in Manaus, part of the following scientific problem: How the use of a non-formal space, in biology teaching, can be useful for the formation of concepts? That question reminds us from the following guiding: In which way this interaction between learner interaction, subject and environment can imply in the formation of concepts in what remind us of biology? In that way: What is the way of non-formal space of the Museum of Amazônia – MUSA – can be useful as an instrument from teaching-learning from the formation of scientific concepts? Starting in these assumptions, we show the following specific objects: Relate the student knowledge and the formal theorist with the subjects and non-formal spaces, mediated by the teacher and subsidized by experimentation. And even more: Verificate how the non-formal space of the MUSA enables the teacher and the teaching-learning; therefore the research followed the following steps: bibliographic survey, investigation of potentialities of the informal space where was the research done, data collect, reading, interpretation and data analysis; whose data collect was made using: semi-structured questionnaire, as well as audio capture data processing will be carried out through the discursive textual analysis. The research proposes to contribute scientifically as a research study of the teaching-learning process with regard to training of concepts from the use of a non-formal. The study is justified by the need to investigate how these processes occur and what instruments can contribute to the success of students learning.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/37078/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarlosHenriques_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiologia - Experiênciaspor
dc.subjectBiologia - Estudo e Ensino - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO - APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIApor
dc.titleA formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manauspor
dc.title.alternativeThe formation of concepts in biological education from the use of a non-formal space in Manaus cityeng
dc.title.alternativeLa formación de los conceptos en la enseñanza de biología a partir del uso de un espacio no formal en la ciudad de Manausspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1580-2271por
dc.subject.userEspaços não-formaispor
dc.subject.userEnsino de Biologiapor
dc.subject.userFormação de Conceitospor
dc.subject.userEspaços informaispor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CarlosHenriques_PPGECIM.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.