???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Carlos Henrique Abreu dos | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0887A4673E7B94955D5A74BFF95CFE6E# | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Renato Henriques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 | por |
dc.contributor.referee1 | Gil, Antonio Xavier | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5057484902608817 | por |
dc.contributor.referee2 | Anic, Cinara Calvi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 | por |
dc.date.issued | 2019-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carlos Henrique Abreu dos. A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7662 | - |
dc.description.resumo | A dissertação ora apresentada tem como objetivo geral; investigar o processo de formação de conceitos científicos no ensino da Biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. Parte do seguinte problema científico: De que modo à utilização de um espaço não formal, no ensino da biologia, pode contribuir para a formação de seus conceitos científicos. Este questionamento nos remeteram aos seguintes norteadores: em que medida a interação entre aprendiz, sujeitos e ambiente pode implicar na formação de conceitos no que diz respeito à biologia? Outrossim: de que maneira o espaço não formal do Museu da Amazônia - MUSA pode ser utilizado como instrumento de ensino e aprendizagem para a formação de conceitos científicos? Partindo desses pressupostos apresentamos os seguintes objetivos específicos: Relacionar o conhecimento do aluno e o teórico formal com os sujeitos e os espaços não formais, mediado pelo professor e subsidiado pela experimentação. E ainda: Verificar como o espaço não formal do MUSA possibilita ao professor de biologia utilizá-lo com recurso no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto a pesquisa seguiu as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, investigação das potencialidades do espaço não formal onde ocorreu a pesquisa, coleta de dados, leitura, interpretação e análise dos dados; cuja coleta de dados foi realizada utilizando-se: questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, bem como a captação de áudio; o tratamento dos dados foi realizado através da análise textual discursiva. A pesquisa propôs contribuir cientificamente como um estudo de investigação do processo ensino-aprendizagem no que tange a formação de conceitos a partir do uso de um espaço não formal. Justificou-se o estudo pela necessidade de investigar como esses processos ocorrem e que instrumentos podem contribuir para o sucesso da aprendizagem dos alunos. | por |
dc.description.abstract | The dissertation presented here aims as a general objective; investigate the formation process of Science concepts in the methods of teaching from the use of a non-formal space in Manaus, part of the following scientific problem: How the use of a non-formal space, in biology teaching, can be useful for the formation of concepts? That question reminds us from the following guiding: In which way this interaction between learner interaction, subject and environment can imply in the formation of concepts in what remind us of biology? In that way: What is the way of non-formal space of the Museum of Amazônia – MUSA – can be useful as an instrument from teaching-learning from the formation of scientific concepts? Starting in these assumptions, we show the following specific objects: Relate the student knowledge and the formal theorist with the subjects and non-formal spaces, mediated by the teacher and subsidized by experimentation. And even more: Verificate how the non-formal space of the MUSA enables the teacher and the teaching-learning; therefore the research followed the following steps: bibliographic survey, investigation of potentialities of the informal space where was the research done, data collect, reading, interpretation and data analysis; whose data collect was made using: semi-structured questionnaire, as well as audio capture data processing will be carried out through the discursive textual analysis. The research proposes to contribute scientifically as a research study of the teaching-learning process with regard to training of concepts from the use of a non-formal. The study is justified by the need to investigate how these processes occur and what instruments can contribute to the success of students learning. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/37078/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CarlosHenriques_PPGECIM.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Biologia - Experiências | por |
dc.subject | Biologia - Estudo e Ensino - Manaus (AM) | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO - APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA | por |
dc.title | A formação de conceitos no ensino de biologia a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus | por |
dc.title.alternative | The formation of concepts in biological education from the use of a non-formal space in Manaus city | eng |
dc.title.alternative | La formación de los conceptos en la enseñanza de biología a partir del uso de un espacio no formal en la ciudad de Manaus | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0002-1580-2271 | por |
dc.subject.user | Espaços não-formais | por |
dc.subject.user | Ensino de Biologia | por |
dc.subject.user | Formação de Conceitos | por |
dc.subject.user | Espaços informais | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_CarlosHenriques_PPGECIM.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.