???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso
Autor: Santana, Francirlene Belo Mendes de 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcelo Albuquerque de
Primeiro membro da banca: Vieira, Raimundo Kennedy
Segundo membro da banca: Miki, Andre Jun
Resumo: O objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão de permanência de alunos, com base nas causas que motivaram os alunos a evadirem dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Privada – IES, na cidade de Porto Velho/RO. Pretendeu-se levantar a quantidade de alunos evadidos por períodos e por cursos nos últimos anos e avaliar o impacto das evasões nas decisões da gestão da IES. Para atender o objetivo do estudo optou-se pela metodologia exploratória e descritiva com análise documental, abordagem qualitativa e quantitativa e estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário aos alunos evadidos do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. No caso estudado foram identificadas diversas variáveis que motivaram os alunos abandonarem os cursos, entretanto, quatro causas mais relevantes foram apontadas: fatores financeiros, indisponibilidade de tempo, transferência para outra IES e mudança de cidade. Os resultados apontaram para necessidade de fortalecer as estratégias, com foco na permanência do aluno, afim de reduzir as taxas de evasão que geram impactos na gestão. Propõe-se desta forma um modelo de gestão de permanência para a IES pesquisada.
Abstract: The objective of this study is to propose a model for the management of student permanence, based on the causes that motivated students to drop out of undergraduate courses at a Private Higher Education Institution - IES, in the city of Porto Velho / RO. It was intended to survey the number of students dropped out by periods and courses in recent years and to assess the impact of dropouts on IES management decisions. To meet the objective of the study, an exploratory and descriptive methodology with documentary analysis, qualitative and quantitative approach and case study was chosen. A questionnaire was used as a data collection tool for dropout students from the second semester of 2018 and the first semester of 2019. In the case studied, several variables were identified that motivated students to abandon the courses, however, four more relevant causes were pointed out: financial factors , unavailability of time, transfer to another HEI and change of city. The results pointed to the need to strengthen the strategies, focusing on the permanence of the student, in order to reduce dropout rates that generate impacts on management. In this way, a permanence management model for the researched HEI is proposed.
Palavras-chave: Ensino Superior no Brasil
Evasão universitária
Educação - Estudo e ensino
Gestão de permanência
Estudantes universitários
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Gestão de Permanência
Ensino Superior
Causas da Evasão
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: SANTANA, Francirlene Belo Mendes de. Proposta de um modelo de gestão de permanência de alunos com base na avaliação dos dados de evasão de uma IES privada: um estudo de caso. 2019. 49 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7673
Data de defesa: 21-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FrancirleneSantana_PPGEP.pdfDissertação_FrancirleneSantana_PPGEP1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.