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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717
Tipo do documento: Dissertação
Título: Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos
Autor: Sousa, João Batista Félix de 
Primeiro orientador: Cavalcante, Marisa Almeida
Primeiro membro da banca: Pio, José Luiz de Souza
Segundo membro da banca: Mendonça, Andréa Pereira
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem dinâmica e criativa, principalmente, em cursos de nível médio-técnico. O objetivo deste trabalho é mostrar como o programa Scratch pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado de modelos atômicos no primeiro ano do ensino médio e particularmente em um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema. Assim, a pesquisa foi aplicada a estudantes da primeira série do Ensino Médio deste curso, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. O uso do programa Scratch permitiu aos estudantes desenvolverem suas capacidades criativas na construção dos principais modelos atômicos utilizando a lógica de programação, o que entra em consonância com o contexto destes estudantes. Na programação Scratch toda a lógica se apresenta organizada na forma de blocos, e por consequência não exigem nenhum domínio de sintaxe, característica de qualquer linguagem de programação. Numa linguagem, constituída por blocos, conhecida por linguagem iconográfica, o fator predominante é o aprendizado da lógica de programação e, como a programação desenvolvida pode ser rapidamente testada, todo o processo é mais dinâmico e motivador. Com os resultados apresentados neste trabalho constatamos que as estratégias utilizadas possibilitam uma maior autonomia para as produções do estudante, potencializando a criatividade e ao mesmo tempo o tornando um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o mediador de todas essas ações. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem construcionista defendida por Seymour Papert, a construtivista de Jean Piaget e a educação libertadora de Paulo Freire, onde o estudante aprende não somente de forma tradicional, mas através da inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula. Além disso, numa perspectiva educacional Freiriana para propiciar um aprendizado de qualidade é indispensável analisar o dia a dia dos alunos, levando os assuntos de acordo com sua realidade. Para estabelecer uma conexão dos conteúdos correlacionados a modelos atômicos com a rotina dos estudantes do curso Técnico em Análise de Sistemas, utilizamos como estratégia de ensino a programação Scratch, que está alicerçada em lógica de programação, presente de modo contínuo neste curso. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a ferramenta Scratch foi um recurso pedagógico facilitador para o aprendizado e os estudantes conseguiram alcançar um bom aprendizado no conteúdo de modelos atômicos. Outro ponto importante a ser considerado é propiciar que o desenvolvimento das habilidades, tais como as capacidades criativas, autonomias e resiliências, aconteceram por meio do desenvolvimento dos projetos criados pelos alunos, como quizzes e simuladores no Scratch. O material pedagógico e a metodologia apresentada neste trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências no Ensino médio, assim como no nono ano do ensino Fundamental 2, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática.
Abstract: How information and communication technologies (ICT) innovated as practices in the classroom, with no sense of having different types of devices and programs that favor practical documents and the possibilities for learning. Programming through Scratch opens new avenues and perspectives for the development of dynamic and creative learning, especially in courses of medium-technical level. The objective of this work is to show how the Scratch program can contribute to the teaching-learning process of atomic models in the first year of high school and, particularly, in the Technical course in System Development. Thus, a survey was applied to students of the first grade of High School of this course, at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. The use of the Scratch program allowed students to develop creatures in the construction of the main atomic models that use programming logic, or that come in line with the context studied. In Scratch programming, all logic is organized in the form of blocks, and therefore does not accept any syntax domain, a feature of any programming language. In a language, blocking modules, known as iconographic icons, the predominant factor is the learning of programming logic and, as the developed programming can be quickly tested, the whole process is more dynamic and motivating. With the results presented in this work, we found that the possibilities of use allow a greater reach for student productions, enhancing creativity and the same time or performance of an active student in the teaching and learning process, where the teacher is the mediator of all those actions. In this research, we use a constructive approach advocated by Seymour Papert, a builder by Jean Piaget and a liberating educator by Paulo Freire, where the student learns not only in a traditional way, but through the inclusion of technological resources in the classroom. In addition, in a Freirian educational perspective to provide quality learning, it is essential to analyze the students' daily lives, taking matters according to their reality. To establish a connection between the contents correlated to atomic models and the routine of students in the Technical course in Systems Analysis, we use Scratch programming as a teaching strategy, which is based on programming logic, present continuously in this course. In this way, the results presented showed that the Scratch tool was a pedagogical resource that facilitates learning and students were able to achieve good learning in the content of atomic models. Another important point to be considered is to provide that the development of skills, such as creative capacities, autonomies and resilience, happened through the development of projects created by students, such as quizzes and simulators in Scratch. The pedagogical material and the methodology presented in this work can be used as a didactic-pedagogical tool for science classes in high school, as well as in the ninth year of elementary school 2, being easily adaptable and meeting the interests of all involved in the teaching process -Learning Science and Mathematics.
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Software Scratch
Modelos atômicos
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino e aprendizagem
Modelos atômicos
Programa Scratch
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUSA, João Batista Félix de. Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717
Data de defesa: 7-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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