???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7744
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O "novo espírito científico"a partir da perspectiva da aprendizagem baseada em projetos na formação de professores de Ciências
Other Titles: The "new scientific spirit" from the perspective of project-based learning in the training of science teachers
???metadata.dc.creator???: Laves, Jéssica Mirian Sampaio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Antunes, Ettore Paredes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Luiz Henrique
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa intitulada O “novo Espírito Científico” a partir da perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de professores de Ciências teve como objetivo investigar a partir da abp o desenvolvimento do espírito científico visando descrever as possibilidades nas elaborações de projetos realizados por uma turma de licenciandos de ciências naturais, da Universidade Federal do Amazonas, ao longo de uma disciplina pautada na execução de práticas de pesquisa realizada em um ambiente externo (campo) tendo como fundamentação teórica central Gaston Bachelard. Para que o objetivo pudesse ser alcançado, enveredou-se pela abordagem qualitativa, com as técnicas de observação participante com 16 alunos do curso de licenciatura em Ciências Naturais cursando o terceiro período. Foram realizadas entrevistas, gravações audiovisuais dos momentos de defesa dos projetos em campo e análise das folhas de estudos (projetos escritos dos alunos). Os dados coletados foram sistematizados, a partir das categorias desenvolvidas, e analisados, tendo como aporte teórico a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Cerca de 93 % dos alunos consideraram a fase de elaboração da questão problema do projeto a mais complicada e em torno de 87% destacaram a Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP, importante dentro do contexto de exercício para projeto de pesquisa científica. O papel do erro Bachelardiano no desenvolvimento do espírito científico também foi evidenciado nas falas dos alunos frente a visão tradicional de erro que expõe o lado negativo de falha que precisa ser evitada. Por fim, à título de conclusão, as possibilidades de desenvolvimento do espírito científico a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos iniciam-se a partir do desenvolvimento da questão problema. Logo, estimular os alunos a desenvolverem questões problema ainda na graduação, em forma de exercício, é uma possibilidade grandiosa, juntamente com o fato de quebrar a visão negativa que o erro possue frente ao desenvolvimento do conhecimento. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP é relevante para o desenvolvimento do espírito científico dos alunos, pois a metodologia não mostrou-se fechada e voltada apenas a realização de procedimentos ou obtenção de dados. Palavras-chaves: Formação de professores de Ciências. Espírito científico. Aprendizagem Baseada em Projetos.
Abstract: The present research entitled “The new Scientific Spirit from the perspective of Project-Based Learning in the training of Science teachers” aimed to analyze the possibilities of development of the Scientific spirit from Project-Based Learning-PBL, by a class of graduates of Natural Sciences, from the Federal University of Amazonas, having as central theoretical foundations Gaston Bachelard and William Bender. In order for the objective to be achieved, a qualitative approach was taken, with participant observation techniques with 16 students from the Natural Sciences degree course taking the third period. Interviews, audiovisual recordings of the defense moments in the field and analysis of the study sheets (written projects of the students) were carried out. The collected data were systematized, from the developed categories, and analyzed, having as theoretical support the Textual Discourse Analysis (DTA) of Moraes and Galiazzi. Approximately 93% of students considered the elaboration phase of the project's problem issue to be the most complicated and around 87% highlighted Project-Based Learning-PBL, important within the context of exercise for for scientific research project. The role of the Bachelardian error in the development of the scientific spirit was also evidenced in the students' statements regarding the traditional view of error that exposes the negative side of failure that needs to be avoided. Finally, by way of conclusion, the possibilities for developing the scientific spirit from Project Based Learning are positive, as the results presented were satisfactory. Therefore, stimulating students to develop problem questions during graduation, in the form of exercise, is a great possibility, together with the fact of breaking the negative view that error has regarding the development of knowledge. The research results show that Project-Based Learning-PBL is relevant for the development of students' scientific spirit, as the methodology was not shown to be closed and focused only on procedures or data collection Keywords: Science teacher training. Scientific spirit. Project Based Learning.
Keywords: Aprendizagem centrada no professor
Projeto-ABP
Aprendizagem Baseada em Projetos
Comunidade científica
Projetos científicos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores de Ciências
Espírito científico
Aprendizagem Baseada em Projetos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: LAVES, Jéssica Mirian Sampaio. O "novo espírito científico" a partir da perspectiva da aprendizagem baseada em projetos na formação de professores de Ciências. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7744
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JéssicaLaves_PPGECIM.pdfDissertação_JessicaLaves_PPGECIM2.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.