???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Alex dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245323116100654por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to approach mathematical modeling as a facilitating tool within the teaching-learning process, seeking to associate the mathematics taught in the classroom with the student’s daily life, having as priority the student’s knowledge acquisition. From this pers- pective, we sought to answer the importance and contribution of the use of mathematical mode- ling in the study of flat and spatial geometry in the second year of high school? Thus, seeking to produce an interaction between teacher and student, it was left to the students to choose the theme in which would be studied the mathematical contents from modeling. Thus, we sought to understand the application of this strategy as a facilitating means, favoring the teaching of geometry and contributing to a meaningful learning of thirty-one students in the second grade of high school. In this sense, a bibliographic research was carried out, which sought to understand the process of using modeling, the different conceptions, the obstacles and its importance for the teaching-learning of mathematics. Continuing, an activity was performed with modeling in a state school in the city of Beruri-Am, where we studied the mathematical contents from the theme Water Supply. In short, it was concluded that modeling, when worked correctly, proves to be a very important tool in teaching and learning mathematics, arousing in students the interest and curiosity for new knowledge inside and outside the classroom.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/38721/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AlexFerreira_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino médio)por
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleA modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volumepor
dc.title.alternativeMathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volumeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userModelagem matemáticapor
dc.subject.userEnsino e aprendizagempor
dc.subject.userEstratégiapor
dc.subject.userGeometriapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlexFerreira_PROFMAT.pdfDissertação_AlexFerreira_PROFMAT18.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.