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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política do Ensino Médio por mediação tecnológica no estado do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Santos, Abel Bezerra dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Heloísa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação debate a expansão da oferta do Ensino Médio no Estado do Amazonas através do Programa Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica, implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Amazonas – SEDUC/AM, com a finalidade de atendimento das demandas desse nível de ensino nas regiões afastadas dos centros urbanos. Buscou-se compreender o desenvolvimento desta política pública local, no quadro amplo das concepções e estratégias que norteiam as políticas públicas de educação no Brasil, voltadas para a educação básica, com enfoque no Ensino Médio. A pesquisa desenvolveu-se em torno das seguintes questões norteadoras: Quais as diretrizes da política de oferta do ensino médio por mediação tecnológica implementada pela SEDUC/AM? Em que medida esta política tem contribuído para a universalização do Ensino Médio no estado do Amazonas? Trata-se de uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de análise documental. Foram analisados os documentos oficiais que tratam das políticas públicas postas em prática mediante o Programa Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica da SEDUC/AM, dentre os quais, a Proposta Pedagógica Curricular e a Estrutura Curricular do Programa. Os resultados demonstram que o Programa EMPMT logrou êxito em sua diretriz principal, que é o de expandir a oferta do Ensino Médio para as comunidades rurais distantes dos centros urbanos. Apesar dos avanços quantitativos na oferta do Ensino Médio para essas localidades, a universalização do mesmo está distante de ocorrer. Há diversas contradições dentro dessa política pública, como a falta de oferta desse nível de ensino para os alunos nos turnos matutino e vespertino e a falta de conteúdos curriculares que contemplem as especificidades da juventude amazônida, dentro de suas realidades, que visem fornecer bases para o desenvolvimento socioeconômico dessas localidades. A organização pedagógica do Programa também não permite a participação democrática do professor presencial nas decisões pedagógicas do mesmo, tendo sua figura colocada como a de um monitor/auxiliar de turma. Os dados revelam que tanto o poder público municipal, estadual e federal ainda estão ausentes nas comunidades mais afastadas dos centros urbanos, e que ações como o PEMPMT diminuem a dívida histórica que o Estado brasileiro possui para com essa parcela da população, mas ainda está distante de efetivá-la.
Abstract: The dissertation discusses the expansion of the supply of Secondary Education in the State of Amazonas through the Presential High School Program through Technological Mediation, implemented by the Amazonas State Department of Education – SEDUC/AM, with the purpose of meeting the demands of this level of education in the regions far from urban centers. We sought to understand the development of this local public policy, within the broad framework of conceptions and strategies that guide public education policies in Brazil, focused on basic education, with a focus on secondary education. The research was developed around the following guiding questions: What are the guidelines for the policy of offering secondary education through technological mediation implemented by SEDUC/AM? To what extent has this policy contributed to the universalization of secondary education in the state of Amazonas? It is a qualitative methodological approach, developed through documentary analysis. The official documents that deal with public policies put into practice through the SEDUC/AM Technological Presence High School Program were analyzed, including the Curricular Pedagogical Proposal and the Curricular Structure of the Program. The results demonstrate that the EMPMT Program was successful in its main guideline, which is to expand the offer of secondary education to rural communities far from urban centers. Despite the quantitative advances in the provision of secondary education to these rural locations, its universalization is far from occurring. There are several contradictions within this public policy, such as the lack of provision of this level of education for students in the morning and afternoon shifts and the lack of curricular content that contemplate the specificities of Amazonian youth, within their realities, which aim to provide bases for the socioeconomic development of these locations. The pedagogical organization of the Program also does not allow the democratic participation of the face-to-face teacher in the pedagogical decisions of the same, having his figure placed as that of a monitor/class assistant. The data reveal that both the municipal, state and federal public authorities are still absent in communities furthest from urban centers, and that actions such as PEMPMT reduce the historical debt that the Brazilian State has with this portion of the population, but it is still a long way off to effect it.
Keywords: Política pública
Ensino médio
Ensino tecnológico
Educação no Amazonas
Tecnologia aplicada à educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Políticas Públicas
Ensino Médio
Mediação Tecnológica
Programa EMPMT
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Abel Bezerra dos. A política do Ensino Médio por mediação tecnológica no estado do Amazonas. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7794
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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