???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuna, Rita Esther Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3807042671218885por
dc.contributor.advisor1Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328por
dc.contributor.referee1Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9600062169250020por
dc.contributor.referee2Costa, Sinara Almeida da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183por
dc.contributor.referee3Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.referee4Oliveira, Márcio de-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationLUNA, Rita Esther Ferreira de. Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural. 2020. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7827-
dc.description.resumoA tese intitulada “Processos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-cultural”, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, preocupa-se em compreender as contribuições de uma proposta de formação continuada para os processos de formação e autoformação e de construção da identidade de professores(as) formadores(as) da Equipe Rede Colaborativa/Polo de Formação Continuada da Educação Infantil, que trabalham na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da SEMED/Manaus, por constituir-se nas inquietações e no lócus de trabalho da pesquisadora. A pesquisa assume a Teoria Histórico-Cultural como base conceitual e metodológica, a partir dos objetivos: (re)conhecer quem é o(a) professor(a) formador(a) lotado(a) na Equipe Rede Colaborativa de Formação Continuada/Polo – Educação Infantil, da DDPM/SEMED; identificar e analisar de que maneira se dá o processo formativo e autoformativo do(a) professor(a) formador(a) e como tal processo impacta na construção de sua identidade; entender como os(as) professores(as) formadores(as) se (re)conhecem no percurso da profissão e indicar possibilidades de caminhos que possam contribuir com os processos de formação e autoformação do(a) professor(a) formador(a). Realizamos, ao longo de 2018, uma pesquisa de campo com treze encontros com formação e seis conversas individuais com sete professores(as) formadores(as), sujeitos da pesquisa. Os dados produzidos foram registrados em caderno de pesquisa, fotografias e gravações em áudio, focalizando especialmente os textos orais e escritos enunciados nos encontros com e entre os sujeitos. A análise dos dados empíricos utilizou-se do método genético- causal desenvolvido por Vygotski, possibilitando-nos perceber que os processos de formação continuada do(a) professor(a) formador(a) podem colaborar para a tomada de consciência a respeito do ser professor(a) formador(a), da sua formação e autoformação, desde que, na centralidade desses processos, estejam as relações que se pautem a sua pessoa e a sua profissionalidade. Para isso, devem utilizar-se, de forma intencional e sistemática, de uma ação reflexiva e dialógica como elementos mediadores que, por meio de abstrações e generalizações, possam constituir-se em atividade mobilizadora de novas construções conceituais.por
dc.description.abstractThe thesis entitled “Training and self-training processes for teacher education in early Childhood Education at SEMED / Manaus: experiences in the light of the historicalcultural perspective”, inserted in the Educator Education and Training Line Facing the Amazon Challenges of The Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas is concerned with understanding the contributions of a proposal for continuing education to the training and self-training processes and building the identity of the teachers who form the Collaboration Network Team / Pole Continuing Education for Beginners. Child Education, where they work in the Division of Professional Development of Teaching (DDPM), from SEMED / Manaus, because it constitutes the researcher’s concerns and locus of work. The research takes the Historical-Cultural Theory as a conceptual and methodological basis, based on the objectives: to recognize who is the teacher of the Collaborative Network Team of Continuing Education / Polo - Child Education, of DDPM / SEMED/Manaus; identify and analyze how the teacher formative and selfformative process occurs and how this process affects the construction of his/her identity; understand how teacher educators recognize themselves in the course of the profession and indicate possibilities of paths that can contribute to the training and self-training processes of teacher educators. Throughout 2018, we held thirteen research meetings with training and six individual conversations with seven teacher educators, subjects of the research. The data produced were recorded in a research notebook, photographs and audio recordings, focusing especially on the oral and written texts enunciated in the meetings with and among the subjects. The analysis of the empirical data used the genetic-causal method developed by Vygotski, allowing us to realize that the continuing education processes of the teacher educator can collaborate for the awareness of being teacher educator, his/her training and self-training, provided that, in the centrality of these processes, there are the relationships that are based on your person and your professionalism. For that, they must use, in an intentional and systematic way, a reflexive and dialogic action as mediating elements that, through abstractions and generalizations, can constitute an activity that mobilizes new conceptual constructions.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/39290/Reprodu%c3%a7%c3%a3o%20N%c3%a3o%20Autorizada.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/41643/Tese_RitaLuna_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores de educação infantil - Manaus (AM)por
dc.subjectProfessores - Formação - Manaus (AM)por
dc.subjectProfessores de ensino primário - Formação - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleProcessos de formação e autoformação de professores(as) formadores(as) da Educação Infantil na SEMED/Manaus: vivências à luz da perspectiva histórico-culturalpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2570-4392por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9815-6027por
dc.subject.userFormação de professores(as) formadores(as)por
dc.subject.userAutoformaçãopor
dc.subject.userVivênciaspor
dc.subject.userTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subject.userEducação Infantilpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_RitaLuna_PPGE.pdfTese_RitaLuna_PPGE7.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons